Capela da Ressureição / Samuel Netocny Architects

Capela da Ressureição / Samuel Netocny Architects - Mais Imagens+ 16

  • Estática: Vit Svoboda
  • Cooperação: Robert Dula
  • Arquitetos Responsáveis: Samuel Netocny
  • Cidade: Poprad
  • País: Eslováquia
Mais informaçõesMenos informações
© Samuel Netocny

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Capela da Ressurreição é uma formulação de respostas de uma arquitetura contemporânea às questões eternas de Deus e da fé, com uma atmosfera que convida o visitante a permanecer mais. A única conexão com a beleza da natureza do entorno é a luz, som e vento. 

© Samuel Netocny

O projeto de financiamento independente nasceu em 2011, quando queria-se abrir os bosques comunitários para os residentes locais.

Implantação

Ele reforça a comunidade local e introduz a arquitetura contemporânea em locais fora dos grandes centros do discurso arquitetônico, em um projeto de grande calma. 

© Samuel Netocny

O conceito é baseado numa metáfora do mundo finito e um espaço divino sem fim, conectados um ao outro apenas através da luz. A materialização arquitetônica resultou em um espaço pequeno e íntimo separado do exterior por grandes paredes de madeira sem aberturas, para que a janela seja uma declaração clara de onde vem a luz. As mais de 100 colunas estão posicionadas para criar um espaço intimista para oração e meditação, um espaço que possui um dramático jogo de luz e sombra. 

© Samuel Netocny

O caminho para a capela começa no vale, em meio ao bosque e serpenteia morro acima, com vistas que se abrem para as Montanhas Tatras e o norte da Eslováquia. 

Estrutura

As qualidades de luz mudam a cada minuto. Por vezes apenas os raios penetram o corredor de circulação, e após 5 minutos surge uma padronagem composta de compridas sombras no piso.

© Samuel Netocny

Para ancorar ainda mais a capela no terreno, a madeira utilizada é toda proveniente da mesma floresta das colinas do entorno. A utilização da plataforma BIM permitiu o planejamento para fabricação precisa em CNC. Os elementos de madeira foram transportados apenas 20 km do seu local de origem para o local de fabricação das vigas, e em três semanas já haviam voltado para o local da obra.

Diagrama

A madeira é considerada aqui um material de passagem. Por causa disso, a fundação em concreto cria um traço cultural na paisagem. Uma próxima geração pode construir uma nova igreja sobre a base da antiga e a capela original ainda estará personificada.

A parte em madeira levita 20 cm sobre a paisagem e consiste de três elementos costurados em apenas um lugar. Para reforçá-la, as vigas do piso e teto não são paralelos à vista superior, mas a atravessam. Cada coluna tem uma altura diferente, e a combinação dos diferentes comprimentos são conectados com uma viga da cobertura, tornando a edificação resistente contra o forte vento. Portanto, nenhum outro reforço é necessário. 

© Samuel Netocny

A cobertura transforma a grande escultura em um pequeno elemento de arquitetura. Próximo às madeiras estão os painéis de fibra de vidro transparentes, o material mais utilizado na arquitetura tradicional dos vilarejos da Eslováquia. 

© Samuel Netocny

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Poprad, Eslováquia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Capela da Ressureição / Samuel Netocny Architects" [Chapel of Resurrection / Samuel Netocny Architects] 03 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870452/capela-da-ressureicao-samuel-netocny-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.