Seul estaria vivendo um "reflorescimento do brutalismo"?

© Raphael Olivier

Durante suas freqüentes viagens a Seul, o fotógrafo de Hong Kong e Cingapura, Raphael Olivier, notou uma nova tendência na capital sul-coreana: uma coleção de edifícios geométricos e de concreto de todos os gêneros. Ele chama o estilo de Neo-Brutalismo, após o movimento modernista que proliferou do final dos anos 1950 aos anos 1970, em que o concreto aparente foi concebido para expressar uma verdade e honestidade. A observação de Olivier levou-o a capturar o fenômeno em uma série de fotos pessoais - um tesouro fotográfico desses projetos que, quando tomado como um todo, descobre um corte transversal dessa tendência na arquitetura da cidade.

Seul estaria vivendo um reflorescimento do brutalismo? - Mais Imagens+ 14

© Raphael Olivier

O "Brutalist Revival" tem sido bem documentado nos últimos anos, mas a frase geralmente se refere a uma mudança positiva em nossa percepção do estilo, ao invés de um retorno à construção real de edifícios brutalistas. Uma parte central deste movimento é a presença de edifícios brutalistas em sites como Instagram e Tumblr, onde contas dedicadas com dezenas de milhares de seguidores postam fotos de projetos do século XX e desenhos totalmente imaginados. Essas fotos podem bordar o sensacionalismo: muitas vezes cortam as bordas dos edifícios de uma forma que os faz perderem a sua escala, ou ver os edifícios de ângulos que aparecem iminente. A série de Olivier parte deste vocabulário visual - em quase todas as fotos, o edifício inteiro é enquadrado no clique, muitas vezes com edifícios, carros e transeuntes ao redor para estabelecer o entorno como parte viva de um tecido urbano.

© Raphael Olivier

No entanto, apesar de seu desvio do estilo padrão para a fotografia brutalista de hoje, a série funciona de forma familiar. Com seu enquadramento quadrado e às vezes fotos imperfeitas, a série de Olivier aparenta ser como uma versão mais determinada e informada da documentação e exploração urbana de fotógrafos mais amadores. O fotógrafo diz sobre o trabalho, "a motivação central disso é apenas que é divertido para mim explorar um ambiente urbano com um ângulo, com uma coisa específica que estou buscando. Então é realmente o processo o que realmente me interessa. O processo de encontrar os locais e obtê-los no momento certo, em boa luz - basicamente é o processo de filmagem que acho divertido. "Seguir um fio arquitetônico através de uma cidade maciçamente complexa e diversa como Seul ajuda a fazer o sentido.

© Raphael Olivier

O reconhecimento inicial de Olivier dos edifícios Neo-Brutalistas foi seguido por pesquisas em projetos específicos, como o Duas Luas, de Moon Hoon, em sites como o ArchDaily. Ele compilou uma lista de edifícios e endereços, e passou dias "caçando". A cidade tornou-se tão saturada com esses edifícios que, no caminho para um projeto conhecido, Olivier tropeçaria em outro. Ele descreve a experiência como exaustiva, mas, em última análise, gratificante: "dia a dia, eu estava descobrindo cada vez mais e notando que eles visualmente tinham, eu diria, um enredo, e as imagens estavam se articulando muito bem em uma narrativa".

© Raphael Olivier

Com acabamentos em azulejos e texturas e formas fluidas, alguns dos edifícios documentados por Olivier são mais Neo do que Brutalistas. A comercialização do estilo é evidente - daí o uso que Olivier fez da palavra "tendência" para descrever o fenômeno - e esses prédios parecem mais populares e numerosos na cidade do que o Brutalismo do século 20 nunca foi. E o fotógrafo acha que a tendência ainda está crescendo: "quando eu estava caminhando, eu podia ver que havia tanto em construção que estavam nesta veia, neste estilo. A tendência definitivamente não acabou".

© Raphael Olivier

Muitos dos projetos que fazem parte da série expressam seu próprio mérito arquitetônico, mas alguns são incluídos para servir a um propósito diferente: "alguns deles estão apenas tentando ser 'legais', mas eles realmente não têm um orçamento, ou eles "eles realmente não tem o conceito, por isso é apenas como 'oh vamos fazer apenas algo cinzento e mínimo', e isso é meio chato. Eu tentei ignorá-los e apenas focar os que são um pouco mais interessante por causa de seu projeto ou função."

© Raphael Olivier

Empacotado em uma vitrine comercial e imprensado entre dois outros edifícios Neo-Brutalistas, um projeto é a igreja batista Torchlight, em que a arquitetura própria não é nem particularmente singular nem impressionante. "Você acha que eles simplesmente construíram isso. Eu acho estranho que seja uma igreja e é, você sabe, ao lado de um bar. Entre um estacionamento e um bar", explica Olivier. "Poderia ser uma loja, poderia ser qualquer coisa. Poderia ser uma loja de discos ou o que quer que, mas só acontece de ser uma igreja batista Hardcore. Este edifício não faz sentido, mas é bastante intrigante, então eu gosto bastante."

© Raphael Olivier

Olivier tem suas próprias teorias sobre a crescente proeminência do Neo-Brutalismo em Seul. "Algo que é muito asiático, ou pelo menos muito coreano, é que é bom ser igual a todo mundo", diz ele. "Talvez nos Estados Unidos ou na Europa, tentemos diferenciar e ter uma identidade separada, ao contrário da Ásia, onde é difícil fazer algo novo. Mas uma vez que uma pessoa o faz, ou algumas pessoas o fazem, isso torna-se aceitável e, em seguida, todo mundo faz isso, e ninguém se sente como "oh, você está apenas copiando. "Todo mundo faz a mesma coisa, isso é legal. E eu acho que está acontecendo na Coréia: 'Oh, este é o novo cool, isso é o que todos vamos fazer agora!' Até que algo novo apareça."

© Raphael Olivier

Olivier é claro que ele não tem intenção de sua série ser uma afirmação ou um julgamento. É uma observação, uma janela para ele descobrir a cidade. Ele planeja retornar a Seul para continuar a série, e pensa nisso como a "parte um", para descoberta e experimentação.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baranyk, Isabella. "Seul estaria vivendo um "reflorescimento do brutalismo"?" [Korean Curiosity: Is Seoul Experiencing a "Neo-Brutalist Revival"?] 02 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870363/seul-estaria-vivendo-um-reflorescimento-do-brutalismo> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.