Resultado dos concursos de passarela e revitalização do Palácio de Queluz, Portugal

Dois concursos organizados pelo Parques De Sintra – Monte da Lua S.A., em conjunto com a Câmara Municipal de Sintra e com assessoria da OASRS (Ordem dos Arquitectos Secção Regional Sul), tiveram seus resultados divulgados essa semana. Ambos são para Queluz, freguesia do concelho de Sintra, em Portugal, para o projeto para uma passarela de pedestres e para a requalificação do Palácio.

As intervenções localizam-se no chamado “Eixo Verde e Azul”, que visa requalificar a bacia hidrográfica do Jamor e a área circundante do Palácio Nacional de Queluz, de forma a valorizar toda a região. Sendo assim, propõe-se a requalificação do Palácio Nacional de Queluz e seu entorno, conformando um novo espaço público e a Ponte Verde de Queluz, para pedestres e ciclistas sobre a rodovia IC19, proporcionando um espaço verde contínuo com as áreas naturais adjacentes aos jardins do Palácio Nacional de Queluz, com ligações ao Terreiro do Palácio e à Quinta Nova, e ao Parque Urbano Felício Loureiro.

Veja o resultado dos concursos a seguir:

Concurso para Requalificação do terreiro do Palácio Nacional de Queluz

PRIMEIRO LUGAR
Autoria: Sara Maduro

Cortesia de OASRS

Nas palavras do júri, neste projeto destaca-se "um processo gradual de revelação do espaço e a consciência da água como elemento estruturante implícito". Além da preocupação com "o enquadramento da Pousada D. Maria I" e "mitigação dos impactos negativos do tráfego", a proposta "centra-se igualmente na estrutura de irrigação, repondo a localização do Chafariz da Carranca e criando um eixo visual na direcção do Bairro Almeida Araújo e do aqueduto da Quinta Nova". 

SEGUNDO LUGAR
Autoria: Luís Ferreira Neto: Pedro Machado Costa, Ingrid Murer/ Paula Simões, Catarina Patrão/ Aurora Carapinha

Cortesia de OASRS

TERCEIRO LUGAR
Autoria: Adalberto Araújo da Silva Gonçalves Dias

Cortesia de OASRS

Concurso para ponte verde de Queluz

PRIMEIRO LUGAR
Autoria: Biodesign, Lda / Tetraplano, Lda
Coordenação: Jorge Manuel Frazão Cancela, arquitecto paisagista

Cortesia de OASRS

Segundo os jurados deste concurso, a proposta valoriza "a integração paisagística, nomeadamente, pela boa integração proporcionada pela barreira acústica em talude com revestimento vegetal, junto ao IC19, e pela ponte verde de ligação entre os jardins do palácio de Queluz e a Matinha", "mostra-se, igualmente, positiva, no domínio da mobilidade, atenta a localização dos percursos e as condições de conforto proporcionadas pela sua topologia". A proposta escolhida revela-se também a "mais adequada para a protecção do património cultural, pela maior eficácia na contenção dos efeitos do tráfego do IC19" e condições de apreciação do património "a partir da azinhaga ao longo da ribeira de Carenque e da relação dos jardins do palácio com a Matinha de Queluz e quintas envolventes".

SEGUNDO LUGAR
Autoria: Fora-Fagulha, Oliveira e Ruivo, Arquitectura e Urbanismo, Oliveira e Rosa, Arquitectura e Urbanismo
Coordenação: João Fagulha, arquitecto

Cortesia de OASRS

TERCEIRO LUGAR
Autoria: Orla-Estudos e Projectos de Arquitectura Paisagista
Coordenação: Miguel Alves Palmeiro Cruz de Carvalho, arquitecto paisagista

Cortesia de OASRS

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Resultado dos concursos de passarela e revitalização do Palácio de Queluz, Portugal" 27 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870194/resultado-dos-concursos-de-passarela-e-revitalizacao-do-palacio-de-queluz-portugal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.