Hydropolis / ART FM

Hydropolis / ART FM - Mais Imagens+ 37

Wrocław, Polônia
  • Arquitetos: ART FM; ART FM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artbeton, Concreate, Copper Products used, Fibrobeton, Jansen, Lumiartecnia Internacional, Rieder Group, Zumtobel
  • Equipe Art Fm: Maksymilian Majoch, Magdalena Piwek, Łukasz Markiewicz cooperation Karol Ornatowski, Jan Witkowski, Michał Hnatowski
  • Diretor Criativo: Mieczysław Bielawski
  • Diretor De Arte: Avishay Ave Hadari
  • Design Gráfico: Maciej Ochęcki, Wawrzyniec Stefański, Justyna Jaworska, Tomasz Sarna.

  • Desenvolvimento De Conteúdo: Tomasz Natora, Wojciech Głowa, Jan Bielawski, Joanna Rey-Jankowicz, Agnieszka Sulikowska.
Project manager: Katarzyna Kostecka, Grzegorz Kamiński.
  • Proprietário: MPWiK
  • Studio Eka : Architect Ewa Kinecka, Wrocław (cooperação)
  • Exposição (Construção): Deko-Bau, New Amsterdam, Trilian, GE Holding/ Ekoinwest
  • Design Da Impressora De água: cooperação com Lumiartecnia Internacional
  • Arquitetos Responsáveis: Maksymilian Majoch, Magdalena Piwek, Łukasz Markiewicz
  • Cidade: Wrocław
  • País: Polônia
Mais informaçõesMenos informações
© Shotmate

"Hydropolis" foi estabelecido em um reservatório subterrâneo de água limpa. Pertence à Companhia de Tratamento de Água e Esgoto de Wrocław e é um dos monumentos arquitetônicos do sistema de abastecimento de água.

© Europejski Instytut Miedzi

O reservatório de água limpa foi construído entre 1890 e 1893 como um dos elementos do sistema de abastecimento de água "Na Grobli" e originalmente serviu como um sistema de filtragem até 1904. A estação de bombeamento adjacente a ele, a oeste, foi construída em 1924.

© Maksymilian Majoch
Planta - Subsolo
© Shotmate

"Na Grobli" é uma das poucas plantas de abastecimento de água bem preservadas na Europa. Como um local tombado, possui características estritas de proteção e conservação. Depois que o edifício foi fechado, sua posterior degradação só poderia ser evitada se ele fosse adaptado a novas funções de interesse geral.  

© Maksymilian Majoch

O reservatório de água limpa, os filtros antigos e a estação de bombeamento adjacente ao reservatório fazem parte do sistema de abastecimento de água "Na Grobli". A seção transversal do reservatório tem uma forma retangular que mede aproximadamente 72,8 x 63,9 metros. É coberto com um telhado verde, com dutos de ar que servem primeiramente para reduzir a pressão do ar dentro do reservatório.

As elevações leste e oeste possuem estilo historicista neo-gótico, com campanários, torres fortificadas,torres menores e portões. A elevação norte inclui doze arcadas semicirculares, enquanto a elevação sul formou uma encosta de terra a partir do nível do telhado.As fachadas são construídas com tijolos de cerâmica com detalhes de tijolos de vidro e cerâmicas modeladas.

© Shotmate

O interior do reservatório possui quatro câmaras que, para acomodar sua nova função, estão ligadas por aberturas feitas nas paredes que permitem a passagem de uma seção para outra. Cada câmara é coberta por uma estrutura de três baias de concreto armado arqueado sobre as paredes que os separam e duas fileiras de pilares.

Planta - Térreo

Um edifício anexo foi construído no lado sul da zona de entrada criando uma nova fachada que dialoga com a Torre de Água situada nas proximidades.

O material predominante utilizado na nova parte do edifício é o cobre clássico que devido ao processo de oxidação escurece de forma natural, harmonizando bem com o tijolo - o principal material do reservatório e da Torre de Água.

© Europejski Instytut Miedzi

O corpo do edifício consiste em uma entrada com uma rampa adjacente que conduz à cobertura e à área técnica. As escadas que conduzem ao telhado do reservatório estão localizadas no espaço verde entre eles. O conjunto é coroado com um telhado de cobre.

As fachadas dos edifícios foram cobertas com painéis horizontais de cobre. Os painéis perfurados de correr foram utilizados para cobrir o vidro no ponto de entrada, enquanto que os painéis fixos em ambos os lados da fachada, juntamente com a cobertura, formam uma moldura para a impressora de água de 46,5 metros de comprimento. A água que cai da impressora cria padrões pré-programados e legendas - um prelúdio para o tema da exposição e o principal destaque da elevação de entrada.

© Shotmate

Assim, a cortina de água criada preenche a elevação frontal. Ela se abre na frente dos visitantes que passam, permitindo a interação e o primeiro contato com a água.

© Maksymilian Majoch

A impressora de água é composta por doze módulos escondidos sob o forro de cobre, conectados com a porção técnica do edifício. Cada módulo possui um conjunto de válvulas solenoides controladas e bicosresponsáveis pelos efeitos criados pela impressora. A água na impressora circula em um sistema fechado.

© Maksymilian Majoch

O cobre é também o toque final do hall de entrada; ele ilumina o interior e harmoniza com as superfícies foscas de chapas de metal pretas e as lajes de concreto armado. A luz solar penetra nos orifícios irregulares dos painéis perfurados, preenche o espaço e cria uma interação única de luz e reflexões. Painéis verticais pré-oxidados de cobre são utilizados aqui.

© Europejski Instytut Miedzi

O principal destaque dentro deste espaço é um vórtice dentro de um cilindro transparente fechado de 2,80m de altura e 1,60m de diâmetro. Ele foi posicionado de forma centralizada entre as escadas no nível subsolo.

© Maksymilian Majoch

Descrição do Produto:

A decisão de usar cobre desde o início parecia ser o mais adequado. Devido à sua durabilidade, beleza e variabilidade natural, a nova parte do edifício coberta com folhas de cobre complementa o caráter único do reservatório histórico e, ao mesmo tempo, enfatiza sua nova arquitetura. Usado no interior, intensifica a percepção espacial no salão graças ao seu brilho sutil e suas reflexões.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Na Grobli 19/23, 50-421 Wrocław, Polônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Hydropolis / ART FM" [Hydropolis / ART FM] 01 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870169/hydropolis-art-fm> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.