Ginásio Loios / ÔCO Ideias e Projectos de Arquitectura

Ginásio Loios / ÔCO Ideias e Projectos de Arquitectura - Mais Imagens+ 22

Lisboa, Portugal
  • Arquitetos: ÔCO Ideias e Projectos de Arquitectura; ÔCO Ideias e Projectos de Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  552
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  JFS, Ofa, Primus Vitória, Sanitana
  • Cliente: Junta de Freguesia de Marvila
  • Arquiteto Responsável: ÔCO Ideias e Projectos de Arquitectura
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© GAU José Vicente

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Bairro do Lóios está localizado em Marvila, Lisboa. Foi construído entre 1979 e 1981, como resultado do Plano de Urbanização de Chelas, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, pelo Governo Português e também em regime de cooperativa. Com um caráter fortemente social, reúne diversas culturas e diferentes formas de apropriação e vivência do espaço urbano. O Ginásio Lóios está localizado no centro de um conjunto de edifícios habitacionais e representa um elemento muito importante para a dinamização da população residente. Até então, o pavilhão estava degradado e as suas instalações eram insuficientes para a procura que se registava. Por iniciativa da Junta de Freguesia de Marvila, procedeu-se à renovação e expansão dos balneários do pavilhão, acrescentando uma nova sala de ginásio.

© ÔCO
© ÔCO

O principal vetor do projeto foi a necessidade de se obter uma construção de baixo custo, recorrendo a soluções construtivas alternativas, utilizando materiais primários como acabamento final. Ou seja, procurou-se utilizar materiais econômicos de forma optimizada, na medida em que a sua aplicação resultou num acabamento final resistente e até sofisticado.

Isométrica

Esta estratégia é visível no pavimento de cimento polido, nas paredes de tijolo com massa de enchimento de estuque projetado estanhado, na estrutura de metal industrial pintada com cores de destaque e no chapeamento de metal canelado que dá volume ao edifício na sua aparência exterior. Todos estes materiais, quando utilizados num contexto desportivo e de estética urbana, permitiram a obtenção de um espaço contemporâneo, com forte ligação ao seu uso e localização. Como elemento mais significativo desta ideia destaca-se a parede da fachada que, sendo uma simples parede de tijolo rebocada, foi preparada para ser grafitada, não só prevenindo a ocorrência de “tags” e outros vandalismos, como também permite o diálogo do edifício com a envolvente.

© GAU José Vicente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ginásio Loios / ÔCO Ideias e Projectos de Arquitectura" [Loios Ginasium / ÔCO Ideias e Projectos de Arquitectura] 01 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870062/ginasio-loios-oco-ideias-e-projectos-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.