Como conseguir emprego sem experiência?

Iniciar uma carreira não é muito fácil. Sem experiência prévia e sem saber o que fazer, a busca por emprego na arquitetura pode resultar muito custosa.

Pessoalmente, eu comecei minha carreira profissional com um estágio onde vi como funcionava um projeto arquitetônico na prática: a papelada que era necessária, notas fiscais, orçamentos, o cheiro dos desenhos a tinta no escritório, o toque do aço na obra.

Escritórios foram meu pontapé de saída, os meus primeiros passos no mundo do trabalho, mas uma vez que você está dentro é muito mais fácil progredir e mover-se nesse ambiente. É como ir de um ambiente atmosférico a um ambiente aquático, no começo você é desajeitados e lento, mas logo você aprende a nadar sozinho. Mas eu não vou negar, nem tudo o que reluz é ouro.

Vejamos da seguinte forma: os que buscam seu primeiro emprego como arquiteto são como sal. Mera moeda de troca, mera mercadoria.

Você vai reconhecer que, habitualmente, não importa que tipo de sal tomes. Todos os sais são parecidos. Você poderá mudar uma marca de sal por outra e ninguém vai notar a diferença. De fato, o preço do sal é extremamente baixo. E você não quer ser sal, mas caviar: algo tão único e escasso que as pessoas pagam enormes quantias de dinheiro para obtê-lo.

Se você se tornar um caviar, os escritórios de arquitetura nem sequer te deixarão sair, pois eles veriam claramente sua candidatura como a solução dos seus problemas. Isso vai fazer você ser considerado único.

Imagine-se na pele do encarregado por ler os currículos que chegam a um grande escritório. Ele publica uma oferta de emprego e, em dois dias, tem 400 candidatos. A maioria deles são candidatos normais, se parecem entre si. Seu trabalho é que sua candidatura se destaque.

Eu sei porque li (por 10 segundos) mais de 1.000 candidaturas. De fato, investigando a fundo e conversando com amigos próximos que trabalham com Recursos Humanos, descobri que é isso que faz qualquer encarregado de revisar candidaturas. É lógico, não há tempo suficiente para examinar detalhadamente cada um deles. Assim, quando um candidato é caviar, imediatamente ele se destaca do resto.

Vejamos três ações para conseguir o seu primeiro emprego como arquiteto.

1. Seja específico.

© 準建築人手札網站 Forgemind ArchiMedia [Flickr], (CC BY-NC-ND 2.0)

No último processo de seleção em que fiz, perguntei o seguinte: "Como seria o emprego dos seus sonhos?"

Adivinhe o que respondeu 90% dos candidatos. Algo assim:

Um trabalho que envolva um desafio e onde minha opinião seja levada em conta, onde possa continuar a minha formação, onde possa realmente ter um impacto na sociedade, onde trabalhe com outros grandes arquitetos que possam me ensinar

Essa é a resposta de quase todos. É puro sal. O caviar, por sua vez, diria:

Um emprego como arquiteto no departamento de projetos de um escritório de arquitetura onde me permita projetar habitações unifamiliares completas e a meu critério. De preferência, com sede em Málaga

Percebe alguma diferença? Alguém do RH sim.

Quando você é específico, não faz a pessoa que está lendo sua candidatura perder o tempo. Você fez os deveres e não vai esperar que alguém encontre o trabalho por ti, mas definiu como quer que seja seu trabalho de antemão.

Uma vez que você sabe o que quer, vai ser muito mais fácil ir à sua rede de contatos e pedir ajuda para conectar você com outras pessoas ou escritórios de arquitetura.

Pessoalmente, ante à resposta tradicional, permaneço sempre frio e pensativo, é algo tão genérico e vago que não seria claro para onde enviá-lo. No entanto, se você me disser exatamente o que quer, eu poderia conectar-te com uma ou duas pessoas com quem você poderia se encaixar.

2. Aperfeiçoe a busca e sua preparação prévia.

© Stock-Asso [Shutterstock]

Você teve alguma entrevista de emprego antes? Aqui estão as respostas tal como as vejo:

Bom, busquei durante uma hora informações e notícias sobre a empresa. Então eu perguntei ao meu amigo sobre as perguntas que eles costumam fazer em uma entrevista pessoal e tal. Também pesquiseu para as perguntas típicas online.

Estive com três pessoas do próprio escritório onde eu estava indo ser entrevistado. Agora eu sei exatamente que desafios e problemas eles têm. Tirei algumas notas sobre minhas conversas com eles e comparei-as com o que aparece na internet sobre o escritório. Preparei muitas perguntas e a maneira perfeita para respondê-las. Além disso, convidei meu amigo, gerente de RH em uma empresa que sabe muito sobre o assunto e as perguntas difíceis que podem fazer. Ele veio à minha casa e praticamos uma entrevista por duas horas. Gravei tudo em vídeo para ver e devo analisar todos os meus erros mais tarde.

Soa árduo a segunda resposta, certo? Excelente. A maioria dos candidatos não irá fazer o trabalho duro.

Quero dizer, se você investir três vezes o esforço para apresentar uma boa candidatura, você pode obter trinta vezes o resultado. Sim, você vai ter que trabalhar duro e mergulhar fundo, mas você vai conseguir este trabalho.

3. Que te recomendem. Quem quer que seja!

© Townsville Chamber [Wikimedia Commons], (CC-BY-SA-3.0)

Ouço jovens queixando-se que não possuem uma boa rede de contatos profissionais. E eu os pergunto: "É mesmo? Quem você tentou contactar?" Geralmente encolhem os ombros como resposta. Vejamos exemplos:

Eu tentei, eu prometo, mas simplesmente não conheço ninguém. Enviei e-mails para vários amigos, mas eles também não têm a menor ideia. É realmente injusto que esta sociedade seja baseada em quem você conhece. Como você espera que conheça alguém se eu apenas terminei o curso?

Primeiro eu revisei minhas redes sociais e enviei várias mensagens. Na verdade, tentei três modelos de mensagens diferentes, e percebi que o terceiro funciona muito bem, tenho uma taxa de resposta de 50%. Tenho agendados três cafés na semana que vem. Também conversei com meus ex-professores. Um deles me colocou em contato com um arquiteto para quem eu gostaria de trabalhar... e irei tomar um café com ele na quarta-feira! 

A diferença é abismal, não acha? Realmente, tal como vejo, é possível se destacar de várias maneiras ao buscar trabalho:

  • Nos escritórios de arquitetura que você busca.
  • Nos emails enviados.
  • Nas perguntas a fazer.
  • Na carta de apresentação e currículo.
  • Na entrevista, nas respostas e na linguagem corporal.

Pergunte a si mesmo... "O que me faria sobressair nessa fase de pocura de emprego?" E repita isso durante todo o processo. É fundamental levar em conta essa mudança de paradigma para proceder com o guia passo a passo que podes baixar a seguir. Assim, por favor, interiorize esses conceitos e tente se transformar em um candidato forte!

Baixe aqui o seu manual! (em espanhol)

Sobre este autor
Cita: Montilla, Carlos. "Como conseguir emprego sem experiência?" 25 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869940/como-conseguir-emprego-sem-experiencia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.