Place des Gens de Mer / Bourgeois Lechasseur Architects

Cap-aux-Meules, Canadá
  • Arquitetos: Bourgeois Lechasseur Architects; Bourgeois Lechasseur Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrien Williams
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Maibec, Sylvania Lighting
Planta
© Adrien Williams

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este local público está localizado no coração de Cap-aux-Meules, uma aldeia nas Ilhas da Magdalen, sobre as ruínas de uma fábrica de processamento de peixe que foi destruída por um incêndio. O objetivo deste projeto é conceder uma segunda vida a este local estratégico e criar um espaço de encontro para os transeuntes. A Place des gens de mer é uma iniciativa do Município de Ilhas da Magdalen visando homenagear os trabalhadores no mar.

Fachada
Fachada
© Adrien Williams

As diversas características da praça foram estabelecidas nas fundações da planta anterior. A disposição do programa é reminiscente das cadeias de processamento da fábrica e longas tabelas de classificação. Apesar da sua localização estratégica, no centro da zona portuária, os arredores imediatos da praça não são muito acolhedores.

A ideia era que o lugar fosse fechado em si mesmo. Uma calçada de madeira a céu aberto circunda o local para garantir uma certa intimidade e orientar os transeuntes ao longo de um caminho de descoberta. A ondulação representa um mar tempestuoso. A praça apresenta uma ala de serviço, um mirante, uma zona de mercado público, um palco e uma ágora. Os balcões e bancadas de madeira salientes e oscilantes representam as docas.

© Adrien Williams

A Place des gens de mer é parte de um projeto maior: Le parcours insulaire. Este local público é o primeiro de uma série de 12 sítios panorâmicos escolhidos por seu caráter fotogênico e sua importância para o patrimônio da região. Os outros locais ao longo do Parcours insulaire consistem em sinais, ajudas de interpretação e terminais interativos que contam a história do local. Na praça, o poema de um artista local te acompanha na viagem, enquanto os outros espaços tem um narrador contando as histórias. Cedro oriental e compensado naval são usados por sua resistência em ambientes salinos.

© Adrien Williams

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cap-aux-Meules, QC, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Place des Gens de Mer / Bourgeois Lechasseur Architects" [Place des Gens de Mer / Bourgeois Lechasseur Architects] 24 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869879/place-des-gens-de-mer-bourgeois-lechasseur-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.