Inscrições abertas para o curso de "Arquitetura Flutuante" no Amazonas, realizado pelo AA Visiting School Amazonas

A pesquisa mostra que os níveis do oceano estão aumentando devido ao aquecimento global. As consequências disso colocarão centenas de cidades em risco de serem inundadas. Da mesma forma, os níveis de água no lago Mamori variam muito entre a estação seca e a estação chuvosa, quando o rio pode subir até 14 metros inundando a floresta e alterando a fisionomia da terra. Atualmente, as casas locais são construídas em palafitas para lidar com as variações das marés, mas nos últimos anos, isso nem sempre foi suficiente para evitar a devastação causada pelo rio.

Por outro lado, existem várias plantas flutuantes na Amazônia que desenvolveram estratégias inteligentes de flutuação para se adaptarem a este ambiente em constante mudança. Através de modelagem física e digital, bem como biomiméticas, o workshop irá investigar novos tipos de arquitetura flutuante que podem se adaptar às variações de maré e aumento dos níveis de água, enquanto respondem à condições climáticas extremas. Embora as novas tipologias propostas estejam altamente adaptadas à área do Lago Mamori, as propostas também serão avaliadas como uma resposta global às demandas urgentes de elevação do nível do oceano no planeta.

Estudantes utilizando o transporte local do Lago Mamori. Image Cortesia de AA VISITING SCHOOL AMAZONAS

Características proeminentes do workshop / habilidades desenvolvidas

A oficina terá lugar em uma pousada simples de madeira, mas confortável, na margem do lago Mamori, no meio da floresta amazônica. Os primeiros dias exploratórios de análise e coleta de dados oferecerão aos participantes a possibilidade de descobrir o surpreendente ecossistema amazônico e interagir com as comunidades locais. Uma série de palestras sobre design, arquitetura e biologia irá fornecer aos alunos uma compreensão de conceitos inovadores na vanguarda da arquitetura.

  • Os alunos receberão um certificado da Architectural Association;
  • Os alunos desenvolverão habilidades em modelagem paramétrica usando Rhino e Grasshopper;
  • Será apresentada aos alunos uma compreensão de conceitos como biomimética, emergência, auto-organização, sistemas materiais e biológicos.

Estudantes que já realizaram o workshop o descrevem como uma "viagem de aprendizado única na vida", "incrível experiência imersiva", "um novo método para aprender", "outra maneira de fazer arquitetura", "uma maneira incrível de se conectar com a natureza".

Maquetes realizadas pelos estudantes que exploram a estrutura de madeira. Image Cortesia de AA VISITING SCHOOL AMAZONAS

Diretores de programa

Nacho Marti

Nacho Marti formou-se na Elisava School of Design e é mestre em Ciências em Tecnologias Emergentes e Design pela AA. Ele dirige seu estúdio de design em Londres, enquanto ensina na Architectural Association School of Architecture em Londres.

Marko Brajovic

Marko Brajovic formou-se no Istituto Universitario di Architettura di Venezia e é mestre em Artes Digitais pela Universidade Pompeu Fabra e em Arquitetura Genética pela Universitat Internacional de Catalunya, ambas em Barcelona. Marko Brajovic é fundador e Diretor de Criação no Atelier Marko Brajovic, com sede em São Paulo.

Co-diretor Marko Brajovic assessorando o trabalh ode um estudante. Image Cortesia de AA VISITING SCHOOL AMAZONAS

Staff

Alessandra Araújo formou-se em Biologia pela UNISA, é mestre em Bioquímica Ambiental pela University of Hawaii e é Diretora Executiva do GCP Arquitetos, desde 2004, liderando projetos arquitetônicos e de desenvolvimento visando práticas sustentáveis ​​e biomimética.

Estudantes Gabriel e Alice desenvolvendo suas ideias. Image Cortesia de AA VISITING SCHOOL AMAZONAS

Serviço

AA VISITING SCHOOL AMAZONAS
ARQUITETURA FLUTUANTE
Data: Sexta-feira 25 Agosto - Sábado 2 Setembro 2017
Local: Lago Mamori, Amazonas, Brasil
Inscrição: Clique aqui.

Para mais informações acesse o site oficial ou a página no Facebook do curso.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Inscrições abertas para o curso de "Arquitetura Flutuante" no Amazonas, realizado pelo AA Visiting School Amazonas" 24 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869855/inscricoes-abertas-para-o-curso-de-arquitetura-flutuante-no-amazonas-realizado-pelo-aa-visiting-school-amazonas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.