Sapiens / Costa Lopes

Sapiens / Costa Lopes - Mais Imagens+ 18

Luanda, Angola
  • Arquitetos: Costa Lopes; Costa Lopes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10758
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fabrice Fouillet
©Fabrice Fouillet

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Sapiens (Instituto Politécnico de Ciências e Tecnologia) localiza-se em área ainda semi-industrial, numa plataforma topográfica intermédia entre o limite norte da baixa da cidade, não longe do Porto de Luanda e da Estação Central ferroviária, e o arranque do alcantilado que remata no bairro residencial de Miramar.

©Fabrice Fouillet

A situação era muito desafiante, mais ainda quando considerada a implantação num lote em cunha, junto à Rua dos Municípios Portugueses, já muito compactado por duas torres, uma de escritórios com 14 pisos e a outra de habitação com 20 pisos.

©Fabrice Fouillet

 Daqui decorre o volume poliédrico que ocupa todo a implantação disponível. Por um lado, a sua abstração ajusta-se melhor à estreita proximidade das torres e, apesar dos seus 6 pisos, garante-lhe firmeza formal. Por outro, potenciando a estrutura de betão-armado, as galerias em rasgamento parietal contínuo e cirúrgico dramatizam o todo poliédrico, são mediadoras tropicalizadas de luz e sombra, permitem as vistas sobre a cidade e entregam-lhe elegante vibração urbana.

Planta - Térreo
Corte

Por último,estes mesmos rasgamentos denunciam a firme racionalização e fluidez pública do programa educativo, unido entre as galerias periféricas e o coração de circulações do edifício, e entre a cafetaria na cobertura em terraço e o térreo permeável ao exterior, cuja vocação pública celebra-se no grande auditório.

©Fabrice Fouillet
©Fabrice Fouillet

O Edifício Sapiens transforma as contingências em proveito próprio, vigoroso em presença urbana e generoso em ética pública.

©Fabrice Fouillet

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Luanda, Angola

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sapiens / Costa Lopes" [Sapiens / Costa Lopes] 26 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869832/sapiens-costa-lopes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.