Ensaio 4 próteses espaciais / MANADA Architectural Boundaries

Ensaio 4 próteses espaciais / MANADA Architectural Boundaries - Mais Imagens+ 17

Cidade do México, México
  • Arquitetos: MANADA Architectural Boundaries; MANADA Architectural Boundaries
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jaime Navarro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CARPICENTRO SA DE CV, CONSTRUCCIÓN PATENTE, LAINVENCIBLE.ORG
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. As próteses foram desenvolvidas por seres humanos com dois propósitos: primeiro, corrigir a função de um órgão danificado; segundo, estender a capacidade inerente de um órgão. Para exemplificar, os óculos que um optometrista produz são próteses corretivas. Os quadros e suas diferentes potências dióptricas ajudam o usuário a recuperar a visão numa média de 20/20. O telescópio e o microscópio, ao contrário, são próteses extensas - oferecendo a possibilidade de ver coisas tão pequenas e tão distantes que o olho nu seria incapaz de distinguir.

Maquete 3D
Maquete 3D

O projeto arquitetônico deste apartamento no bairro Condesa, Cidade do México, é um desses projetos que mesclam as distinções binárias. Chamando de Ensaio 4, o termo literário por excelência para a "exploração", a intervenção no espaço existente - um apartamento de estilo clássico à arquitetura contemporânea do bairro, com elementos estruturais aparentes, pé-direito duplo e uma busca por transparência - revela que não seria uma abordagem fácil para o espaço. Como em qualquer prática de ensaio, abordamos o espaço de diferentes ângulos. Pode-se dizer que o espaço existente é literalmente envolto para redescobrir o seu potencial. Assim, uma estrutura de madeira finamente articulada é montada seguindo o mesmo raciocínio de um andaime para conformar uma série de estruturas profundas que estendem a função original do espaço. Às vezes o andaime é preenchido com degraus, às vezes tem um mezanino equipado com estantes de livros. Daqui, o andaime estende-se ao pátio para dar forma a um corredor do serviço que em sua extremidade acaba na parede que abriga um jardim vertical.

© Jaime Navarro

Em outras palavras, a estrutura foi costurada, ela sobe, é preenchida, faz a volta, torce, se esvazia e é repleta de plantas, equipando e ativando os espaços desarticulados do apartamento. O andaime conecta interior e exterior, unindo os diferentes níveis e é solidificado com a privacidade necessária, permanecendo apenas como um esqueleto quando se busca a transparência. 

© Jaime Navarro

Assim como artista holandês Constant fez com seu projeto New Babylon, onde simplesmente ofereceu uma estrutura de andaime para os usuários adaptarem seu espaço de vida, o escritório MANADA deu origem a uma intervenção que pode muito bem ser considerada uma prótese corretiva e extensa. Corretiva, já que existem novas conexões entre espaços que antes não eram articulados; e extenso uma vez que a estrutura é equipada com os dispositivos diferentes que permitem para sentar-se, exibir livros ou plantas em suspensão. Todas estas formas protéticas oferecem mais funções ao espaço do que as esperadas de uma estrutura que é apenas para suporte.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Ensaio 4 próteses espaciais / MANADA Architectural Boundaries" [Essay 4 Spatial Prosthesis / MANADA Architectural Boundaries] 30 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869797/ensaio-4-proteses-espaciais-manada-architectural-boundaries> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.