Casas Sole / SANTOSCREATIVOS + VTALLER

Casas Sole / SANTOSCREATIVOS + VTALLER - Mais Imagens+ 12

Guadalajara, México
  • Arquitetos: SANTOSCREATIVOS, VTALLER; SANTOSCREATIVOS, VTALLER
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  191
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Miguel Valverde
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Carlos Pérez Gómez Maderas, Ladrillos y barro Chanes, Saulo Dario López Enciso Metales Locales
© Miguel Valverde

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casas Sole são duas casas geminadas, localizadas em um empreendimento residencial privado na cidade de Guadalajara (México). Foram projetadas para um grupo imobiliário para a venda. Por essa razão, tinham um programa muito específico com as principais necessidades das famílias de classe média alta de acordo com os padrões do mercado, sem saber quem habitaria a casa. Ao mesmo tempo, o projeto deveria oferecer duas fachadas únicas que poderiam identificar cada casa, apesar do mesmo programa, orientação e medidas no lote. 

Plantas

O programa inicialmente consistia em: três dormitórios, estúdio, sala de estar, sala de jantar, cozinha e duas vagas na garagem para cada casa. Estas casas foram condicionadas também a um sistema muito específico de regras estabelecidas pelo desenvolvimento de habitação residencial privado.

© Miguel Valverde

A proposta rompe com o programa, sugerindo um pátio no meio de ambas as casas, criando desta forma um espaço aberto que poderia funcionar como um ponto de comunicação visual, físico e emocional entre as áreas interiores de ambas as casas.

Ambos os pátios consistem de uma parede de dois níveis que se curva no chão, dando a sensação de sempre olhar para o céu, um espaço não limitado. O pátio pode ser visto a partir da cozinha, sala de estar, sala de jantar, estúdio, sala principal, sala secundária e um outro ambiente extra chamado de "área flexível", localizado no nível superior frente ao pátio.

© Miguel Valverde

Ambas as casas foram vendidas quando ainda estavam em andamento. O programa adicionado não serviu apenas como espaço que conectou visual e fisicamente a casa, mas como uma estratégia de mercado e um espaço que fornece ventilação cruzada, iluminação adequada e um coração para a casa.

© Miguel Valverde
Corte
© Miguel Valverde

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casas Sole / SANTOSCREATIVOS + VTALLER" [Sole Houses / SANTOSCREATIVOS + VTALLER] 20 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869647/casas-sole-santoscreativos-plus-vtaller> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.