Conferência "A pureza é um mito", com Paola Berenstein Jacques

A partir de alguns exemplos pontuais de trabalhos de quatro artistas e arquitetos – Hélio Oiticica, Marcel Gautherot, Lúcio Costa e Lina Bo Bardi – Paola Berenstein Jacques buscará compreender a apropriação da cultura popular como um contraponto crítico ao movimento moderno em arquitetura e urbanismo no Brasil e, em particular, ao que seria uma de suas maiores realizações: o projeto e a construção de nossa capital moderna no planalto central do país: Brasília.

A conferência, que será mediada pelo professor da FAU USP José Lira, integra a programação da Exposição "Forma, Processo e Prática Política", em cartaz no Ateliê 397.

PAOLA BERENSTEIN JACQUES é professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, pesquisadora CNPq e coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório Urbano. É autora dos livros Les favelas de Rio (Paris, l'Harmattan, 2001); Estética da Ginga (Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2001); Esthétique des favelas (Paris, l'Harmattan, 2003) e Elogio aos errantes (Salvador, Edufba, 2012). É co-autora de Maré, vida na favela (Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2002) e organizou os livros Apologia da deriva (Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2003), Corps et décors urbains (Paris, l'Harmattan, 2006), Corpos e cenários urbanos (Salvador, Edufba, 2006), Corpocidade: debates, ações e articulações (Salvador, Edufba, 2010) e a coleção Experiências Metodológicas para compreensão da complexidade da cidade contemporânea (Salvador, Edufba, 2015).

JOSÉ LIRA é professor Livre Docente da FAU-USP. Arquiteto pela UFPE (1989) e bacharel em Filosofia pela USP (1999), é doutor pela FAU (1997) e pós-doutorado na Universidade de Columbia (2009) e na Escola Nacional Superior de Arquitetura de Paris-Malaquais (2015. É autor de Warchavchik, fraturas da Vanguarda (Cosac Naify, 2011) e O Visível e o Invisível na Arquitetura Brasileira (DBA, 2017), e organizador, com João Marcos de Almeida Lopes, da coletânea Memória, Trabalho e Arquitetura (Edusp/CPC-USP, 2013).

SERVIÇO:

Conferência "A pureza é um mito", com Paola Berenstein Jacques

Dia: 27/05, das 16h às 19h.

Rua Gonzaga Duque, 148, Vila Pompéia. Próximo do Metrô Vila Madalena.

Programação gratuita.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Conferência "A pureza é um mito", com Paola Berenstein Jacques" 19 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869610/conferencia-a-pureza-e-um-mito-com-paola-berenstein-jacques> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.