Casa Cronos / Moirë arquitectos

Casa Cronos / Moirë arquitectos - Mais Imagens+ 30

Pinamar, Argentina
  • Arquitetos: Moirë arquitectos; Moirë arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  86
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ramiro Sosa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Maderas Misiones, Plastigas, San Lorenzo
© Ramiro Sosa

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Cronos está localizada em Pinamar, na costa atlântica da província de Buenos Aires. O projeto buscou construir uma casa de férias, para o verão e para o inverno, completamente integrada com a natureza.

A propriedade está em seu estado natural, apresentando uma quantidade significativa de coníferas típicas da região, um solo arenoso e visuais abertos para a floresta. A Casa Cronos procura manifestar uma forma de compreender e vivenciar uma casa de férias, baseada no contato com a luz e a natureza, na flexibilidade e na qualidade dos espaços, na nobreza da técnica e dos materiais e na procura de uma imagem que reflita a sua própria contemporaneidade.

© Ramiro Sosa
Corte

A partir dessas premissas a casa é definida. A morfologia é resultado de uma adição de volumes que pretendem entrar na floresta, gerando diferentes visuais e protegendo dos ventos do oeste.

© Ramiro Sosa

Da mesma maneira, a pureza do branco desses volumes irrompe na paisagembuscando gerar um contraste que valorize tanto a natureza da floresta quanto a artificialidade da arquitetura. A organização dos ambientes permite aproveitar a luz natural e a ventilação cruzada e, ao mesmo tempo, gerar extensões públicas da casa em direção às melhores orientações e visuais.

© Ramiro Sosa

Os volumes da casa se destacam do solo, reforçando o contraste entre a casa e a paisagem e gerando um menor impacto sobre a terra. O projeto foi realizado com o sistema de construção steel framing e o envelope é composto por várias camadas, cada uma atendendo às diferentes necessidades técnicas (impermeabilização, controle térmico, ventilação, etc). A escolha do sistema de construção e materiais de acabamento permitiu fortalecer a estética contemporânea, obter excelente resultados técnicos, menor tempo de construção, diminuir a geração de resíduos no local e o impacto no solo.

© Ramiro Sosa

construction times, decrease on-site waste generation and impact on the ground.

© Ramiro Sosa

O fechamento externo tanto nas paredes como na cobertura é de folhas corrugadas brancas. As aberturas são de alumínio branco. Os pisos das áreas públicas internas e externas, bem como as portas, são de madeira. Os espaços internos são caracterizados pelo contraste entre a preponderância de tons neutros e detalhes em cores.

© Ramiro Sosa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cronos / Moirë arquitectos" [House Cronos / Moirë arquitectos] 25 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869506/casa-cronos-moire-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.