Casa em Alfama / Matos Gameiro Arquitectos

Casa em Alfama / Matos Gameiro Arquitectos
© Daniel Malhão

Casa em Alfama / Matos Gameiro Arquitectos - Mais Imagens+ 18

Alfama, Portugal
  • Arquitetos: Matos Gameiro Arquitectos; Matos Gameiro Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Daniel Malhão
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Azulima, CYMISA, FSB Franz Schneider Brakel, Hager, JNF, Ofa, SIMONSWERK North America, THPG, Weber
© Daniel Malhão

Descrição enviada pela equipe de projeto. No alto de Alfama, abaixo do Mosteiro de São Vicente de Fora e junto ao Panteão Nacional, acha-se um pequeno largo que se estabelece como uma pausa singular na topografia acentuadamente descendente que nos conduz ao rio. A operação trata da recuperação de um dos edifícios limítrofes, de base medieval, que se constitui já como exemplo raro num conjunto dominado por edificações posteriores ao terramoto de 1755. Trata-se de um edifício popular que resulta da desanexação de um conjunto palaciano maior, ainda subsistente, e que serve, actualmente, uma escola do ensino superior. A ocupação deste pequeno edifício foi gerando, ao longo dos tempos, novos muros que definiram subdivisões internas que resultaram no estabelecimento de uma casa servida por dois pátios. A casa foi ampliada e alterada, e os pátios foram sendo ocupados por outras construções de apoio, tendo o conjunto chegado aos nossos dias bastante deformado e arruinado.

© Daniel Malhão
Diagrama
© Daniel Malhão

A intervenção pretende esclarecer o argumento interno do conjunto, reforçando o seu sentido mais intrínseco. Se são os pátios que determinam a organização, é nos seus intervalos que se dispõe o programa. Desta operação resultam quatro espaços exteriores, intercalados por estreitos lugares de abrigo. O conjunto, por fim, remete para a idéia da ruína, pelo carácter destelhado do conjunto; remete para a contenção, pela natureza e parcimónia das celas habitáveis; e remete para o prazer, pela disponibilidade com que se exploram os pátios - enquanto salas exteriores, destituídas de função imediata. Uma destas salas exteriores acha-se inundada de água, fechando um ciclo que, no labirinto de ligações, se perpetua.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Alfama / Matos Gameiro Arquitectos" [House in Alfama / Matos Gameiro Arquitectos ] 19 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869484/casa-em-alfama-matos-gameiro-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.