Acesso de Visitantes da Torre Kalø / MAP Architects + Mast Studio

Acesso de Visitantes da Torre Kalø / MAP Architects + Mast Studio - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: MAP Architects, Mast Studio; MAP Architects, Mast Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  38
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:David A. Garcia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  HSM Industri, Moelven
© David A. Garcia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto dá acesso a uma das gemas arqueológicas da Dinamarca, oferecendo uma complexa experiência espacial. Antes inacessível, o visitante agora pode entrar e acessar o espaço principal da torre, observar as camadas arqueológicas e a paisagem circundante. Cultura e natureza, em pequena e grande escalas, estão unidas por este acesso em espiral.

Implantação

Esta ruína medieval de 700 anos é bastante importante na história dinamarquesa. Construída em um canal que se origina no litoral, é uma referência local, uma âncora social e uma grande atração turística nacional na parte do norte da península de Jutland. Com três andares de altura e dois de profundidade, a torre de tijolos esteve internamente vazia por séculos, com uma pequena abertura em sua base sendo a única fonte de acesso visual ao interior. O projeto, uma escadaria em ziguezague, permite que o visitante entre, tenha as camadas arqueológicas ao alcance das mãos, suba para acessar as aberturas da fachada e as varandas, tendo em cada parada a oportunidade de ver as magníficas paisagens que cercam este local histórico.

Embora minimalista em seus detalhes, a escada cria um espaço complexo dentro do vazio cúbico, culminando em sua porção superior, aberta para o céu.

© Bjørn Pierri Enevoldsen

O desejo de permitir que o visitante "tocasse" as camadas arqueológicas da torre, e simultaneamente "saísse" da ruína e "levitasse" na paisagem foi fundamental. O gesto arquitetônico é o resultado geométrico de conectar aberturas e patamares, com o objetivo de apresentar a riqueza do sítio arqueológico e a paisagem circundante. Por ser um sítio arqueológico, foram significativos os desafios para ancorar a estrutura nos poucos pontos de apoio permitidos.

Axonométrica

Uma característica do trabalho do MAP Architects é mesclar narrativa e tecnologia para resolver desafios extremos. Um scanner 3D portátil construído para este projeto foi um elemento decisivo para gerar uma imagem 3D digital de cada tijolo, o que reduziu os erros a um mínimo e permitiu um desenho que se "encaixasse" no local.

© David A. Garcia

Mudando constantemente o tamanho dos patamares e as proporções dos degraus e dos espelhos, foi possível oferecer um corrimão contínuo, sem variações de altura, reduzindo significativamente a desordem formal e visual.

Planta - 02

O que parecia ser uma simples escada, emoldurou a paisagem e a arqueologia num espaço bastante apertado, potencializando a experiência do visitante e duplicando o número de visitantes durante a noite.

O projeto foi recentemente nomeado para o European Mies van der Rohe Award de 2017.

© David A. Garcia

Descrição do Produto. A escadaria possui estrutura de aço, com apoios em apenas quatro pontos da ruína para minimizar os danos ao monumento histórico. As partes laterais e inferiores são revestidas em madeira, especialmente tratada para aumentar sua durabilidade em até 60 anos, sem tinta. As escadas e o corrimão são de metal, pintados em preto fosco para garantir a máxima durabilidade, uma vez que o local se situa na costa e, portanto, apresenta condições meteorológicas difíceis. A escada foi construída em 7 grandes partes numa fábrica que normalmente produz elementos náuticos, e montada na torre com o uso de guindaste. O local de intervenção se apresentou extremamente desafiador, uma vez que toda a área é considerada patrimônio cultural e é estritamente protegida. Portanto, nenhum dano à torre era permitido e todo o processo foi acompanhado de perto.

© Bjørn Pierri Enevoldsen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:8410 Rønde, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Acesso de Visitantes da Torre Kalø / MAP Architects + Mast Studio" [Kalø Tower Visitor Access / MAP Architects + Mast Studio] 04 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869446/acesso-de-visitantes-da-torre-kalo-map-architects-plus-mast-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.