Rua Rodrigo da Fonseca 49 / Appleton & Domingos

Rua Rodrigo da Fonseca 49 / Appleton & Domingos - Imagem 2 de 31Rua Rodrigo da Fonseca 49 / Appleton & Domingos - Imagem 3 de 31Rua Rodrigo da Fonseca 49 / Appleton & Domingos - Imagem 4 de 31Rua Rodrigo da Fonseca 49 / Appleton & Domingos - Imagem 5 de 31Rua Rodrigo da Fonseca 49 / Appleton & Domingos - Mais Imagens+ 26

  • Autores: João Appleton, Isabel Domingos
  • Estrutura: A2P Consult, Estudos e Projectos Lda
  • Instalação Especial: Termifrio
  • Prevenção Contra Incêndio: ETU
  • Paisagismo: Nélia Martins e João Junqueira
  • Construtora: Construtora UDRA
  • Supervisão: Outdoor
  • Cliente: Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Imoimperial
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Rua Rodrigo da Fonseca 49 / Appleton & Domingos - Imagem 10 de 31
© Fernando Guerra | FG + SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em março de 2014, quando as obras de reabilitação estavam quase terminando, a construção foi incendiada. Era um edifício residencial de classe média, do início do século XX, com alguns grandes apartamentos com mais de 330m² e pé-direto de 4 metros. 

Rua Rodrigo da Fonseca 49 / Appleton & Domingos - Imagem 2 de 31
© Fernando Guerra | FG + SG

O interior original era feito em madeira com uma típica decoração do período na capital portuguesa: piso de pinos, paredes e tetos de estuque moldado e pintado, paredes de azulejos nas escadas, madeira de alta qualidade e vitrais art nouveau.

Rua Rodrigo da Fonseca 49 / Appleton & Domingos - Imagem 11 de 31
© Fernando Guerra | FG + SG

O incêndio destruiu quase tudo, exceto as fachadas e o térreo, que já havia sido reforçado com uma grossa laje de concreto que impediu o eventual incêndio de passar do estacionamento para os outros pavimentos. O pavimento de pedra da entrada principal, onde existia uma escada simétrica dupla, também sobreviveu ao fogo. A estrutura de aço dos terraços (ainda não montada no local) e as antigas portas e persianas de madeira foram preservadas, uma vez que foram armazenadas no exterior do edifício.

Rua Rodrigo da Fonseca 49 / Appleton & Domingos - Imagem 3 de 31
© Fernando Guerra | FG + SG

Como o reforço estrutural no piso térreo já havia sido feito na posição das antigas muralhas, isso resultou ser uma característica que deveria de ser utilizada nos novos compartimentos superiores. Dessa forma, a nova planta incorpora a antiga.

Rua Rodrigo da Fonseca 49 / Appleton & Domingos - Imagem 4 de 31
© Fernando Guerra | FG + SG

Como no edifício original, o projeto estabeleceu um apartamento por andar, usando o piso térreo para estacionamento. As plantas são semelhantes, exceto no pavimento superior, que por ser um sótão possui diferentes janelas exteriores e obtém uma sensação mais "alta". O 1º e 2º pavimento desfrutam de um jardim privado na fachada posterior enquanto os outros desfrutam de um terraço.

Rua Rodrigo da Fonseca 49 / Appleton & Domingos - Imagem 13 de 31
© Fernando Guerra | FG + SG

O novo projeto teve que ser muito pragmático, usando os materiais mais comuns e baratos disponíveis no mercado e reutilizando tudo o que fosse possível. Também foi decidido que todos os elementos sobreviventes deveriam ser mantidos tanto por causa de seu valor cultural, quanto pelo seu valor inerente.

Rua Rodrigo da Fonseca 49 / Appleton & Domingos - Imagem 28 de 31
Corte

As antigas portas que sobreviveram ao incêndio foram reutilizadas como revestimento para as paredes de entrada do edifício e o pavimento de pedra foi mantido como o memória no interior.

Rua Rodrigo da Fonseca 49 / Appleton & Domingos - Imagem 25 de 31
© Fernando Guerra | FG + SG

A estrutura de concreto, o sistema estrutural mais acessível disponível, foi a solução escolhida e foi decidido que deveria ser assumida na entrada principal, escadas, áreas sociais dos apartamentos e terraços da fachada posterior.

Rua Rodrigo da Fonseca 49 / Appleton & Domingos - Imagem 16 de 31
© Fernando Guerra | FG + SG

As escadas foram projetadas com uma parede de concreto periférica que contrasta com a textura macia e confortável dos degraus de madeira.

Rua Rodrigo da Fonseca 49 / Appleton & Domingos - Imagem 17 de 31
© Fernando Guerra | FG + SG

Dentro dos apartamentos, as salas de estar e jantar têm os seus tetos feitos em concreto fundido com uma textura diagonal de tabuleiro de madeira espelhando o design do piso.

Rua Rodrigo da Fonseca 49 / Appleton & Domingos - Imagem 18 de 31
© Fernando Guerra | FG + SG

Em um projeto mais simples, tábuas de madeira também são impressas no forro do terraço e hall de entrada.

As paredes no núcleo central dos apartamentos são revestidas com painéis de madeira coloridos com verniz branco que preserva a sua textura. As portas deslizantes de altura total articulam as salas de trabalho, de estar, da cozinha e de jantar.

Rua Rodrigo da Fonseca 49 / Appleton & Domingos - Imagem 19 de 31
© Fernando Guerra | FG + SG

Para os grandes terraços, as telhas de cimento em forma de diamante foram projetadas reinventando os antigos pavimentos do edifício. Nos banheiros e cozinhas, foi utilizada a atual "pedra bege" Lioz de Lisboa.

Rua Rodrigo da Fonseca 49 / Appleton & Domingos - Imagem 20 de 31
© Fernando Guerra | FG + SG

As imensas janelas art nouveau da fachada principal foram redesenhadas com uma estrutura de aço muito fina.

O objetivo principal do projeto era preservar o carácter luxuoso do antigo edifício de apartamentos, atualizando-o de forma contemporânea através do uso sensato e sóbrio da escala, do design e da materialidade.

Rua Rodrigo da Fonseca 49 / Appleton & Domingos - Imagem 6 de 31
© Fernando Guerra | FG + SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Rodrigo da Fonseca 49, 1250-096 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Rua Rodrigo da Fonseca 49 / Appleton & Domingos" [Rua Rodrigo da Fonseca 49 / Appleton & Domingos] 06 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869277/rua-rodrigo-da-fonseca-49-appleton-and-domingos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.