Exposição "Manupulation: The Return of Utopia" na galeria Arquivo 237

Na era da pós-verdade, como um tempo em que o facto já não importa, explorar a manipulação no contexto da disciplina arquitetônica implica uma reflexão sobre as ferramentas do discurso. A formulação da opinião pública decorre agora dos apelos à emoção, às crenças pessoais, à repetição de uma não-verdade até que se torne numa não-mentira. Esta é a era da manipulação. É a era da imagem retratada, mais empática que a dimensão do facto.

No pressuposto da vontade de uma análise à urbanidade, tendo certo que o antigo olhar sobre a realidade caminha no sentido do declínio, The Return of Utopia desafia as ferramentas contemporâneas através de um jogo de utopias, num novo contexto de verdade, o da pós-utopia. Na linha do Shooting the Past de Stephen Poliakoff, onde surge figurado o não-abandono de tudo o que constitui a história das ideias que nos empurram para a criação de um novo, absolutamente verdadeiro, contado com emoção sobre um espólio fotográfico, esta exposição explora a interpretação da pós-verdade sobre a arquitetura, a cidade e a urbanidade.

Neste sentido, Tiago Casanova desenvolve e concretiza, através da configuração videográfica adaptada à instalação uma obra original, perseguidora do edifício idealizado de planta circular, posicionado num contexto (des)figurado e abstrato, que pretende assumir uma forte relação com o corpo e a percepção do espectador, iniciando um processo de várias verdades sobre uma verdade, de desorientação sobre uma orientação, de reflexo da sociedade sobre a precisão na captação do gesto, de desenvolvimento crítico sobre um novo ritmo de observação. Filipe Raposo integra também a exposição, com a criação da sonoplastia que pretende reforçar o apelo de sentido(s) da experiência espacial.

Manipulation: The Return of Utopia integra a programação regular do Arquivo 237 que cada ano define um tema para ser apresentado através de exposições, debates e workshops. 

Este ano o tema escolhido é “Manipulation” termo que, quando aplicado à matéria, é conotado com o gesto de manusear, transformar ou modificar, se bem que quando transposto para o campo do pensamento, se torna sinónimo de adulterar, influênciar ou controlar. Deste modo, o Arquivo 237 pretende reflectir em torno das suas práticas de interesse — Arquitectura, Design e Tecnologia — como estas se desenvolvem entre a capacidade de transformar e o poder de influenciar. 

Com o objectivo de alargar a discussão o Arquivo 237 tem como prática regular convidar outras entidades para serem agentes activos no processo de criação dos diferentes eventos. Neste sentido, esta exposição resulta do convite à arquitecta e curadora Andreia Garcia para explorar o tema “Manipulation” a partir da disciplina de Arquitectura enquanto prática cultural na sua vertente construída e de investigação. 

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição "Manupulation: The Return of Utopia" na galeria Arquivo 237" 13 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869118/exposicao-manupulation-the-return-of-utopia-na-galeria-arquivo-237> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.