Quartéis de Santa Justa / Carvalho Araújo

Quartéis de Santa Justa / Carvalho Araújo - Iluminação, Cama, DormitórioQuartéis de Santa Justa / Carvalho Araújo - JanelaQuartéis de Santa Justa / Carvalho Araújo - Mesa, Janela, VigaQuartéis de Santa Justa / Carvalho Araújo - Imagem 5 de 14Quartéis de Santa Justa / Carvalho Araújo - Mais Imagens+ 9

Ponte de Lima, Portugal
  • Arquitetos: Carvalho Araújo; Carvalho Araújo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  23000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:NUDO
  • Equipe: José Manuel Carvalho Araújo, Sandra Ferreira, Emanuel de Sousa, Ana Vilar, Hugo Melo
  • Cliente: Município de Ponte de Lima
  • Construtora: Inovlima - Engenharia E Construção, Lda
  • Cidade: Ponte de Lima
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Quartéis de Santa Justa / Carvalho Araújo - Imagem 5 de 14
© NUDO

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os Quartéis de Santa Justa localizam-se no ponto mais alto do Monte de Santa Justa, em Ponte de Lima (Portugal) e possuem, para além da capela, uma estrutura que funcionava como albergue para os peregrinos e romeiros.

Quartéis de Santa Justa / Carvalho Araújo - Janela, Cama, Viga, Dormitório
© NUDO
Planta
Quartéis de Santa Justa / Carvalho Araújo - Imagem 10 de 14
© NUDO

O projecto de requalificação aproveita as instalações e o perímetro murado existentes: a disposição e distribuição programática dos volumes foi preservada e, em termos construtivos, recuperou-se o existente, à excepção da cobertura do edifício principal, que se propôs plana e em chapa metálica e que se prolongou para norte, de forma a proteger um percurso exterior. No edifício principal mantiveram-se as paredes exteriores existentes em pedra e aproveitaram-se os vãos criados pela distância à cobertura para garantir a entrada de luz natural em toda a fachada norte. A distribuição programática neste edifício regeu-se pelo mesmo princípio da requalificação: o forno existente foi preservado e deu o mote para a localização da sala de refeições e cozinha, no topo poente do edifício principal; as duas camaratas também tiraram proveito dos compartimentos previamente existentes. O pavimento em madeira, bem como o plano vertical de rebatimento das camas e o tecto no mesmo material, envolvem todo o espaço, contribuindo assim, para uma maior sensação de conforto. No remate a nascente, num volume de dois pisos e perpendicular ao volume anterior, propuseram-se duas suites individuais; no piso inferior, criou-se uma área de arrumos / apoio aos peregrinos e instalações sanitárias públicas. Na restante área intra-murada, descoberta e sem programa previamente definido, definiu-se a localização de uma área para acampamento, para alturas de maior afluência.

Quartéis de Santa Justa / Carvalho Araújo - Iluminação, Cama, Dormitório
© NUDO

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Quartéis de Santa Justa / Carvalho Araújo" 14 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869099/quarteis-de-santa-justa-carvalho-araujo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.