Residência Rowzan / RYRA Studio

Teerã, Irã
  • Arquitetos: RYRA Studio; RYRA Studio, Abbas Riahi Fard, Riahi Fard , Farinaz Razavi Nikoo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3580
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Alumil, Artemide
  • Associados Do Projeto: Yaser Karimian, Navid Nasrollahzadeh, ,Hamidreza Gozarian, Mohammad Gholipoor, Shahrzad poohfam , Parisa poorshahrab, Ebrahim Roostaee
  • Equipe De Detalhamento: Mahmoud Abbasi, Yaser Karimian , Navid Nasrollahzadeh, Hamed Tabesh, Reyhaneh Rezaei , Mina Vakili, Atefeh Lotfollahi
  • Consultoria Estrutural: Kamran Edraki
  • Consultoria Elétrico: Reza Tavakoli
  • Consultoria Mecânico: Mell tech Co
  • Construção: RYRA Design & construction studio (Ebrahim Hosseinpoor, Amir Nilforoushan)
  • Supervisão: RYRA Design & construction studio (Yaser Karimian, Abbas Riahi Fard , Farinaz Razavi Nikoo)
  • Arquitetos : Abbas Riahi Fard, Riahi Fard , Farinaz Razavi Nikoo
  • Cidade: Teerã
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
© Parham Taghioff

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Rowzan é um edifício residencial privado com 7 pavimentos, e conta com uma unidade triplex e dois apartamentos individuais. O terreno está localizado no bairro de Zaferanieh, ao norte de Teerã, em um terreno inclinado com uma variação de cota na ordem dos 16 metros, que proporciona belas vistas para a cidade. Um dos objetivos principais do processo de projeto era tirar partido desta vista espetacular com grandes aberturas, mas contrapor com diferente estratégia para as orientações norte e leste, com grande movimentação de estudantes e gerador de ruídos, onde se desejava maior privacidade e silêncio.

© Parham Taghioff
Corte
© Mehdi Kolahi

O projeto é organizado em três partes que se encaixam gentilmente na encosta. A parte sul do terreno contém uma rampa de veículos em espiral que conecta a rua ao pavimento de estacionamento. Além do espaço para veículos, a parte central do edifício contém também as duas unidades de apartamentos espelhados e o saguão de entrada para o conjunto. Aqui os arquitetos projetaram uma envoltória de concreto perfurado que garante a privacidade das vistas dos vizinhos, agindo como uma segunda camada protegendo a massa interna transparente, levemente recuada e com o máximo de luz possível. Isso cria um espaço de transição calmo que resguarda do barulho da cidade, com um espelho d'água que reflete a luz e jardim com vasos de bambu. Essa envoltória continua na fachada leste, se tornando apenas um elemento direcionando a luz e vista, mas na fachada sul é aberta ao máximo para as belas vistas.

© Ali Daghigh
© Parham Taghioff

No norte, existem como recintos em cada andar que os orientam em direção a uma forma fechada e ao leste, com espaços abertos e escadas em espiral, a orientação da perfuração se forma de maneira mais dinâmica. A profundidade e comprimento variados aumentam o dinamismo e vitalidade da fachada, assim como as características de iluminação e a beleza do edifício durante a noite.

© Ali Daghigh

Na arquitetura tradicional persa a privacidade e a introversão são características significativas; as aberturas possuem um papel fundamental na formação da aparência e identificação na arquitetura dos edifícios residenciais. No entanto, com a progressão do tempo, existe uma falta de variedade e de características para as aberturas, fazendo com que tenham perdido sua posição histórica. Neste projeto, os arquitetos revitalizaram este papel histórico com uma tentativa de evitar a monotonia da repetição das aberturas. 

© Parham Taghioff

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Rowzan / RYRA Studio" [Rowzan Residence / RYRA Studio] 16 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868986/residencia-rowzan-ryra-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.