Casa C52 / URBANODE arquitetura

Casa C52  / URBANODE arquitetura - Imagem 2 de 66Casa C52  / URBANODE arquitetura - Imagem 3 de 66Casa C52  / URBANODE arquitetura - Imagem 4 de 66Casa C52  / URBANODE arquitetura - Imagem 5 de 66Casa C52  / URBANODE arquitetura - Mais Imagens+ 61

Capão da Canoa, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Docol, Durafloor, Eliane, Elizabeth, Magni e Rosa, Nova Canaã, Portinari, R design, Verde e Mar, ideia Glass
  • Arquitetos Responsáveis: Alessandra Fassina, Eduardo Paiva Ribeiro
  • Construção: Paulo Pereira, Sidnei Speransa, Leonardo Bittencourt
  • Estrutura: Alexandre Klein
  • Instalações Elétricas: Tiago Novaski
  • Cidade: Capão da Canoa
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa C52  / URBANODE arquitetura - Imagem 26 de 66
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando recebemos a demanda, uma das primeiras coisas pensadas foi: vamos fugir da já clássica tipologia da casa exposta, tão marcante nos condomínios do litoral gaúcho -  com esquadria de cima a baixo, pé direito duplo e escada também envidraçada. A ideia era que a casa se resguardasse e então, na parte social, se abrisse para o deck dos fundos. Com essa mesma premissa em mente, surgiram algumas outras atitudes de projeto que nos guiaram, como, elevar o térreo da casa em 50 cm para que o veículo estacionado não fosse visto da sala e, com isto, o acesso principal seria feito por uma rampa de leve inclinação, protegendo a porta de entrada que ficaria recuada. Também tivemos cuidado com o tamanho das esquadrias por questões de privacidade, já que os lotes são estreitos e os vizinhos podem ter aberturas a 1,5m da divisa. 

Casa C52  / URBANODE arquitetura - Imagem 23 de 66
© Marcelo Donadussi

Por se tratar de uma casa de praia, nossa demanda foi que os quartos fossem de tamanho reduzido, funcionais e as áreas de convivência fossem privilegiadas. O cliente também queria que a casa servisse para todos os públicos, então temos 02 quartos no térreo, por questões de acessibilidade facilitada. 

Casa C52  / URBANODE arquitetura - Imagem 58 de 66
Planta - Térreo
Casa C52  / URBANODE arquitetura - Imagem 61 de 66
Corte
Casa C52  / URBANODE arquitetura - Imagem 59 de 66
Planta - Superior

Em termos volumétricos, pensamos o volume que abriga a parte social sendo mais aberto, relacionando-se diretamente com o pátio dos fundos, onde estão o deck e piscina. Para descolar o volume íntimo, ainda no pavimento térreo, usamos o jardim de inverno, o qual quebra a volumetria do conjunto em dois blocos – e com isso ganhamos mais quatro aberturas, mantendo a ventilação cruzada. Já o pavimento superior é todo resolvido como um bloco único, sendo a sacada íntima resultante do encontro do pavimento inferior com o superior, apenas protegida por uma parede de concreto aparente. 

Casa C52  / URBANODE arquitetura - Imagem 4 de 66
© Marcelo Donadussi

Aliás, a composição de planos foi preponderante, começando pela fachada mais ao leste. Para quebrar a dureza formal do conjunto, trabalhamos com a decomposição dos volumes em planos. É possível perceber isto na fachada lateral onde se lê o plano inferior em duas partes de tijolo cerâmico (parede do pergolado, a qual divide o fluxo do acesso secundário, e parede lateral da área social), o plano superior do bloco íntimo também em tijolo e o plano de concreto armado que dá privacidade à sacada. A mesma lógica foi usada na fachada frontal e posterior, onde os planos de tijolo passam 10cm e soltam os demais elementos: vigas em concreto aparente, alvenarias rebocadas e pintadas de branco e aberturas em vidro. Sempre com o intuito de dar legibilidade ao conjunto, característica esta que acreditamos ser o grande determinante de um grande ‘design’. 

Casa C52  / URBANODE arquitetura - Imagem 2 de 66
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa C52 / URBANODE arquitetura" [C52 House / URBANODE arquitetura] 11 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868860/casa-c52-urban-ode> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.