Casa Quinta das Paineiras / Ricardo Ropelle Felippi Arquiteto

Casa Quinta das Paineiras  / Ricardo Ropelle Felippi Arquiteto - Mais Imagens+ 20

Vila Alvorada, Brasil
  • Arquitetos: Ricardo Ropelle Felippi Arquiteto; Ricardo Ropelle Felippi Arquiteto
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  446
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Priscilla Paggiaro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Abraccio Móveis, Cerâmica Portinari /, Conceito Marcenaria, Lustres Baronesa, Portinari, Solarium Revestimentos, Terracor Tintas e Revestimentos
  • Projeto Estrutural : Rubens de Oliveira
  • Projeto De Instalações Elétricas E Hidráulicas: Mega Watts Projetos Elétricos e Hidráulicos - Daniel Bissoli
  • Cidade: Vila Alvorada
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Priscilla Paggiaro

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi projetada em um terreno com localização privilegiada dentro do loteamento. A falta de vizinhos em suas faces voltadas para a rua permitiu aberturas generosas sem prejuízo da privacidade e incorporando ao ambiente interno a luz natural e o céu com suas transformações.  

© Priscilla Paggiaro

O projeto propõe dois blocos com diferentes usos e formas para separar claramente dois conceitos programáticos do viver: a socialização e o recolhimento. 

Planta

A socialização é vivenciada na “casa aberta”. Totalmente integrada ao jardim e à paisagem, propõe uma nova forma de relacionamento entre pessoas, paisagem e o lugar. Nesta parte da casa estão localizadas as áreas de estar, cozinhar, conviver e se divertir.  

© Priscilla Paggiaro

Portas deslizantes maiores ao longo do espaço principal banham o interior com luz natural e permitem que o jardim e o céu façam parte do ambiente interno, acentuando a conexão entre os espaços internos e externos, sem limitações para a circulação entre estes espaços.  

© Priscilla Paggiaro

O recolhimento acontece na “caixa fechada”, projetada para a proteção da individualidade. De costas para as áreas sociais, a atmosfera é própria para o descanso e a reflexão. Lugar para cuidar do corpo e da alma.

© Priscilla Paggiaro

Neste bloco, que flutua sobre o jardim, estão localizados os dormitórios. Suas janelas voltadas para o leste e para a mata permitem presenciar o nascer do sol e desfrutar do silêncio que a natureza oferece. 

Croqui - Corte
Croqui

O volume dos dormitórios está apoiado sobre dois elementos com características opostas. De um lado o peso de um bloco em pedra, onde se localiza o escritório e de outro a leveza do vazio da garagem com um jardim ao fundo.

© Priscilla Paggiaro

O paisagismo teve como conceito a ampliação da variedade e da liberdade de usos nas áreas sociais. O gramado é proposto como extensão das áreas internas e do terraço da piscina. Para a privacidade, espécies altas foram colocadas junto ás divisas do terreno e uma cerca viva substitui os tradicionais muros de fechamento. 

© Priscilla Paggiaro

O caminhar pela casa é uma experiência para sentir diferentes atmosferas, texturas, sensações, sons e visuais.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Quinta das Paineiras / Ricardo Ropelle Felippi Arquiteto" [Quinta das Paineiras House / Ricardo Ropelle Felippi Arquiteto] 12 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868857/casa-quinta-das-paineiras-ricardo-ropelle-felippi-arquiteto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.