Casa com cor da região

Este artigo é parte da nossa nova série "Material em Foco", onde os arquitetos compartilham conosco o processo de criação através da escolha de materiais que definem parte importante da construção de seus projetos.

Neste projeto da Casa de Tijolos, realizado pelo escritório Verri & Galvão Arquitetos, os volumes receberam externamente revestimento de tijolos cerâmicos da região, que são feitos com a terra vermelha característica do lugar, condição necessária para controlar a incidência e reflexão da luz nas paredes externas e remeter à cor do solo, tão acentuada no norte do Paraná. Nós conversamos com o arquiteto Aníbal Verri Júnior para saber mais sobre as escolhas dos materiais utilizados e sobre a influência que desempenhou estas escolhas no conceito de projeto. Leia a seguir a entrevista:

Quais são os principais materiais usados no projeto em questão?

AVJ:  Concreto aparente e nos revestimentos de paredes externas, foram utilizados tijolos maciços, nos pisos internos e no forro madeira de Ipê. 

© Lauro Rocha

Quais foram suas maiores fontes de inspiração e influência quando estava escolhendo os materiais empregados no projeto?

AVJ: Arquitetura regionalista do Alvar Aalto e Siza Vieira com escolha dos materiais da região, tijolos de barro vermelho e madeira. 

© Lauro Rocha

Descreva como as decisões relativas aos materiais influenciaram a concepção do projeto.

AVJ: A obra localiza-se no norte do Paraná em Maringá, região muito quente, a escolha dos tijolos como revestimento da alvenaria de blocos cerâmicos propiciou o aumento da espessura das paredes e consequentemente da inércia térmica. Utilizamos basicamente dois materiais, o revestimento de tijolos nas paredes externas e madeira nos pisos e forros.

© Lauro Rocha

Quais foram as vantagens que este material ofereceu para a construção do projeto?

AVJ: Garantia do aumento da inércia térmica.E no caso da madeira nos oferece uma unidade e conforto ambiental, tanto acústica como no visual.

© Lauro Rocha

A escolha dos materiais impôs algum tipo de desafio ao projeto?

AVJ: Nos revestimentos externos, o problema de estanqueidade, assentamos os tijolos em amarração com espaçamento de um centímetro e posterior aplicação de um selante siliconado. No caso da madeira, procuramos utilizar um sistema de macho estendido em que a fixação não aparece, no piso fixado sobre barrotes de madeira e no forro sobre estrutura metálica e madeira. Utilizamos ainda a madeira como divisória entre a sala de jantar, copa, adega e lavabo. 

© Lauro Rocha

Como você pesquisou fornecedores e construtores adequados aos materiais empregados no projeto?

AVJ: Com fornecedores locais e mão de obra experiente, acompanhamos a execução com os carpinteiros e marceneiros.

© Lauro Rocha

Veja aqui o projeto completo:

Casa de Tijolos / Verri & Galvão Arquitetos

34 Do arquiteto. Trata-se de uma casa unifamiliar, construída em condomínio, cujo processo de trabalho se desenvolveu de 2011 a 2015, onde nos responsabilizamos pelos projetos arquitetônico, mobiliário e acompanhamento de obra. A projeção retangular da casa, com 7 m de recuo frontal, ocupa dois lotes que juntos somam aproximadamente 1200 m², com sua maior dimensão paralela à via em sentido norte-sul.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Casa com cor da região" 07 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868614/casa-com-cor-da-regiao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.