Retrofit Scopus / fecarotta & millan arquitetos associados

Retrofit Scopus / fecarotta & millan arquitetos associados - FachadaRetrofit Scopus / fecarotta & millan arquitetos associados - Fachada, Cadeira, AidoRetrofit Scopus / fecarotta & millan arquitetos associados - Janela, Jardim, AidoRetrofit Scopus / fecarotta & millan arquitetos associados - Viga, CorrimãoRetrofit Scopus / fecarotta & millan arquitetos associados - Mais Imagens+ 39

  • Arquitetos: fecarotta & millan arquitetos associados; fecarotta & millan arquitetos associados
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8740
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Caldas
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Terracor, Cerâmica Portinari /, Lumini, Mosarte, Portinari, Vidrotil, mmcite
  • Consultoria De Conforto Ambiental : Arqeficiente - Mônica Marcondes Cavaleri, Daniela C. Laudares Pereira
  • Cálculo Estrutural : Petinati Engenharia - Davilson Petinati
  • Paisagismo: EKF Arquitetura de Exteriores - Evani Kuperman Franco (Autora / Author), Mauricio Soares Alito (Arquiteto Responsável
  • Equipe: Carolina Murrer Gomes, Paula Sangeon Herglotz, Robson Camargo
  • Gerenciamento De Obra : ENGEBANC - Maria do Carmo Perez
  • Engenharia: BELTEC Engenharia - Sergio Nakamura
  • Fachadas: KIIR
  • Arquiteto Responsável: Paulo Fecarotta
  • Autores: Paulo Fecarotta, Marta Millan, Anita De Domenico
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Retrofit Scopus / fecarotta & millan arquitetos associados - Fachada, Urbano
© João Caldas

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conjunto de edifícios, construído na década de 1980, é constituído por uma torre de 9 andares e três blocos anexos com dois pavimentos. Estes formam um pátio interno e são implantados no nível do 3º andar da torre, devido ao desnível entre as duas ruas de acesso. A torre tem clareza estrutural, caracterizada por pavimentos de escritórios em planta livre com aberturas nas duas faces principais e por blocos de circulação vertical e sanitários em suas extremidades.

Retrofit Scopus / fecarotta & millan arquitetos associados - Fachada, Cadeira, Aido
© João Caldas

O projeto de retrofit respeitou sua conceituação original e adotou como diretrizes:

  • Melhoria da circulação entre os blocos, antes dada somente pelo pátio central descoberto.
  • Contribuição para um ganho significativo de qualidade ambiental nos ambientes de trabalho e a melhoria do desempenho energético do edifício.
  • Atualização do edifício à identidade visual da empresa.
  • Facilidade de manutenção do edifício, através da especificação de materiais de grande durabilidade e baixa manutenção.

Retrofit Scopus / fecarotta & millan arquitetos associados - Fachada
© João Caldas

A torre foi interligada aos blocos anexos através de duas passarelas em estrutura metálica, garantindo uma comunicação coberta entre os blocos e maior fluidez nos deslocamentos das equipes.

Planta - Térreo
Corte

O pátio interno, antes utilizado somente como passagem, recebeu tratamento paisagístico e tornou-se uma praça de convivência com desenho contemporâneo. O piso, de grafismo marcante, é permeado por jardineiras metálicas e espelhos d’água, configurando áreas de permanência. O telhado verde nos blocos anexos complementa o desenho da praça, buscando uma seleção de espécies com diversidade de cores e texturas que compõe o novo cenário para os andares superiores do edifício.

Retrofit Scopus / fecarotta & millan arquitetos associados - Janela, Jardim, Aido
© João Caldas

A modernização dos blocos de sanitários adequou-os à nova demanda de uso (crescimento do número de funcionários) e às normas de acessibilidade. Foram especificados metais e louças com controle de vazão, garantindo economia no consumo de água.

Retrofit Scopus / fecarotta & millan arquitetos associados - Fachada, Janela
© João Caldas

Os edifícios passaram por uma recuperação de suas fachadas, com a especificação de novos revestimentos e com o retrofit de toda a caixilharia, garantindo melhor vedação e funcionamento. Foi projetada uma composição de folhas fixas e maxim-ar, de forma a permitir a implantação de estratégias mistas de ventilação natural e condicionamento artificial.

Retrofit Scopus / fecarotta & millan arquitetos associados - Janela, Fachada
© João Caldas
Retrofit Scopus / fecarotta & millan arquitetos associados - Fachada
© João Caldas

Na torre, foram projetados brise-soleil de chapa metálica, formando painéis coloridos de acordo com as cores da empresa. A perfuração das chapas proporcionou uma transparência que garante a visualização da paisagem externa, favorecendo as condições de trabalho da equipe, ao mesmo tempo em que oferece privacidade quando se observa o edifício pelo seu exterior. Os brises são fixos e foram dimensionados individualmente nas fachadas Nordeste e Sudoeste para permitir a entrada de iluminação natural filtrada e proteger da radiação solar excessiva. Essa proteção solar passiva, externa ao edifício, não só oferece maior conforto térmico e lumínico como permitiu o uso de vidro comum incolor nos novos caixilhos, propiciando economia não só na implantação do projeto como na operação do edifício, com a redução do consumo do condicionamento artificial de ar.

Retrofit Scopus / fecarotta & millan arquitetos associados - Fachada
© João Caldas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Domingos Sérgio dos Anjos, 277 - Jardim Santo Elias, São Paulo - SP, 05136-170, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Retrofit Scopus / fecarotta & millan arquitetos associados" 03 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868333/retrofit-scopus-fecarotta-and-millan-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.