Residência Ana / Mínimo Común Arquitectura

Residência Ana / Mínimo Común Arquitectura - Mais Imagens+ 25

Assunção, Paraguai
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Maio de 2015: uma chamada. Ana Lía, mulher de cerca de 50 anos de idade, caucasiana, alta.

A encomenda

A partir da aquisição de uma casa do ano de 1960 em péssimo estado, (umidade nas paredes, falta de ventilação, falta de iluminação, pisos quebrados e vários problemas), existia o desejo de transforma-la em sustento mensal pelo aluguel da mesma, assim como blindar sua poupança para aposentadoria, que com tanto trabalho e esforço juntou ao longo de sua vida.

© Federico Cairoli

A situação

Um terreno de 11 por 40 metros em um lugar denominado Bairro Jara nas intermediações do centro da cidade de Assunção, bairro tranquilo e tradicionalmente familiar.

Uma casa enterrada a 90cm por baixo do nível da rua.

A tipologia

Residência linguiça (uma sucessão de espaços conectados entre si, que levam a uma galeria), a qual permite o aluguel por peças independentes.

Plantas
© Federico Cairoli

A proposta

1- Estruturar a casa, extrair as paredes e substituir por novas, reutilizando materiais e fornecendo à casa um novo sistema de espaços e circulações;

© Federico Cairoli

2- Adicionar pátios e aberturas que permitam à casa um novo tipo de iluminação e ventilação;

© Federico Cairoli

3- Fechar aberturas com tijolos de canto, de tal forma que sejam vestígios do que existia e permitam gerar um novo diálogo entre o novo e o antigo.

© Federico Cairoli

O executado

A casa conta com uma história em constante mudança que começou em 1960 e em 2016 teve um novo início. Os espaços não são o que eram, mas seus limites são os mesmos (não ampliamos nenhum metro quadrado de cobertura).

© Federico Cairoli

Os materiais de construção falam sobre a forma de fazer antiga. E, sobretudo, contam o que nos interessa: uma nova concepção dos mesmos, enquanto sua eficiência e disposição.

© Federico Cairoli

A história que está por vir é a que mais nos interessa. Como será habitada e como esperamos que a residência habite nos novos inquilinos.

© Federico Cairoli

Finalmente, a arquitetura que tentamos produzir é de constante concessão. Até no que se refere aos materiais, outorgando suas máximas capacidades.

© Federico Cairoli

Uma casa que nos permita residir, que suponha estar em um lugar. Estando em um lugar como algo habitual, que pretenda um ordinário cotidiano. Produzir a faísca que nos faça diferentes.

© Federico Cairoli

Diferentes no fazer. Mas ao mesmo tempo igual em sonhar com um futuro com mais oportunidades para todos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Ana / Mínimo Común Arquitectura" [Casa Ana / Mínimo Común Arquitectura] 27 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867928/residencia-ana-minimo-comun-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.