Centro Social de Riveira / Carlos Seoane

Centro Social de Riveira  / Carlos Seoane - Mais Imagens+ 38

  • Arquitetos: Carlos Seoane; Carlos Seoane
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  440
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Juan Rodriguez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Augasmestas, Gestión de obra, Mitsubishi Electric, Sograni
  • Arquitetos Colaboradores: Oscar Fuertes, Eduardo Castrillón, Soledad Bugallo
  • Engenheiro De Estruturas: Marcial de la Fuente
  • Técnicos: Jesús Garcia, Luis Romero
  • Arquiteto Responsável: Carlos Seoane
  • Cidade: Ribeira
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Héctor Santos

O LUGAR

O projeto para o Centro Social de Riveira está localizado em um terreno no município de Ribeira, formando parte do núcleo rural de Oleiros. Um lugar marcado pelo caráter rural das edificações que o rodeiam dentro de uma paisagem dominada pela onipresença do granito. Uma paisagem construída durante séculos por várias gerações que encontraram no território seu meio de subsistência e que entenderam a paisagem como sua primeira identidade. Essa paisagem construída tão antiga é a primeira referência do projeto.

© Héctor Santos

O PÚBLICO

A definição do espaço público é o ponto de partida da estratégia do projeto. O espaço exterior que o edifício abraça alcança na proposta a mesma relevância que o próprio edifício. 

© Héctor Santos

O projeto está centrado em criar mais do que um outro objeto construído, preocupando-se em gerar um meio de articulação de seus volumes em um espaço público que sirva para acolher distintos tipos de funções sociais. Essa dimensão pública foi considerada especialmente importante em um entorno rural onde o público se limita quase unicamente ao âmbito dos caminhos e suas intersecções. 

© Héctor Santos

Por causa desta estratégia, o projeto fragmenta o programa em dois volumes para, entre eles, estabelecer uma certa tensão e criar entre ambos um espaço público. 

© Héctor Santos

O VERSÁTIL

O projeto pretende criar um edifício que possa acolher usos distintos e além disso, podem ser mutáveis durante o tempo. 

Isométrica
Detalhe Estrutura

O volume menor abriga um espaço de oficinas para associações de vizinhos, enquanto o volume maior, situado sobre a borda norte do terreno se resolve como um espaço multiuso divisível através de painéis de correr que possibilitam a fragmentação do espaço em recintos menores, podendo funcionar como um lugar de exposições, auditório para conferências ou salas de aula de tamanhos diferentes segundo as diversas atividades. 

© Héctor Santos

Dentro desse entendimento de um edifício de função variável durante o tempo, foi desenhado todo o mobiliário de modo que fosse empilhável e de fácil armazenamento para poder adequar-se aos diferentes usos do volume social - conferência, aulas, oficinas, exposições -sem modificar a estrutura básica dos espaços. 

© Héctor Santos

Em última análise, pretendeu-se criar um edifício que respeitasse o entorno, versátil em seu funcionamento e capaz de gerar um espaço público em um lugar onde os espaços de relação são escassos. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praça de España, 15960 Ribeira, A Coruña, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Social de Riveira / Carlos Seoane" [Centro Social de Riveira / Carlos Seoane] 24 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867804/centro-social-de-riveira-carlos-seoane> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.