Última semana para visitar a exposição que celebra os 60 anos do projeto de Lucio Costa para Brasília

Há 60 anos, Lucio Costa propôs uma cidade em forma de avião. Em 16 de março de 1957, a banca responsável por escolher o plano arquitetônico de Brasília assinou o documento que autorizava a execução do projeto apresentado pelo arquiteto, que elevou seu nome a um dos sinônimos da capital federal. A proposta apresentada pelo urbanista desbancou 26 projetos.

Para celebrar a data, o Arquivo Público do Distrito Federal exibe a exposição gratuita “A cidade que inventei” na Câmara Legislativa até 30 de março. A mostra reúne painéis de 2,5 metros de largura por 1,3 metro de altura, e apresenta croquis, frases e desenhos do arquiteto, além de fotos da construção da cidade na década de 1950.

Traços que formam a base do Plano Piloto de Brasília. Image © Arquivo Público do Distrito Federal/Fundo Novacap. Licença CC BY-NC-ND 3.0 BR

As imagens são acompanhadas de textos que detalham a trajetória de Lucio Costa e de Brasília. Ruas sem esquinas, “superquadras” e “tesourinhas” viraram história e colocaram o urbanista como uma das figuras precursoras da arquitetura modernista no Brasil.

Plano mostra como funcionaria então o Eixo Rodoviário, que corta asas Norte e Sul de Brasília . Image © Arquivo Público do Distrito Federal/Fundo Novacap. Licença CC BY-NC-ND 3.0 BR

Último concorrente a inscrever seu projeto – composto por 20 páginas datilografadas, Lucio Costa tinha apenas duas preocupações para a capital federal: que ela fosse monumental e habitacional, segundo apontou o diretor de Pesquisa, Difusão e Acesso do Arquivo Público, Elias Manoel da Silva, que também é curador da mostra.

Rascunho do projeto da Torre de TV, em Brasília. Image © Arquivo Público do Distrito Federal/Fundo Novacap. Licença CC BY-NC-ND 3.0 BR

Lançada, no ano passado, para comemorar os 31 anos do Arquivo Público, a exposição “A cidade que inventei” acaba de completar um ano. Em 2016, ela foi exposta em diversos pontos da cidade, como em estações de metrô e no espaço Lucio Costa, na Praça dos Três Poderes.

Fonte: G1

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Última semana para visitar a exposição que celebra os 60 anos do projeto de Lucio Costa para Brasília" 25 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867716/ultima-semana-para-visitar-a-exposicao-que-celebra-os-60-anos-do-projeto-de-lucio-costa-para-brasilia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.