Casa Matola / Jaime Sepulcre Bernand

Elche, Espanha
  • Arquitetos: Jaime Sepulcre Bernad; Jaime Sepulcre Bernad
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  365
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Frutos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  MEISTER, POLYREY, Technal
© David Frutos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa é um híbrido de outros tipos de casas. Faz referência a uma 'casa do Camp d'Elx', que ainda ocupam os distritos rurais com sua silhueta peculiar, cuja arquitetura tradicional faz uso de grandes beirais e varandas profundas - para sombra - orientada para o entardecer. Ao mesmo tempo, tem influências de uma 'casa-pátio mediterrânea', introvertida, protegida do exterior e puramente branca. Além disso, tem sua genética em uma 'casa californiana', uma destas casas sofisticadas da assumida arquitetura moderna de Los Angeles e dispõem seu layout frequentemente em forma de L - com espaços abertos horizontais com vistas para o jardim e piscinas.

© David Frutos
Planta Primeiro Pavimento
© David Frutos

Como casa mediterrânea, uma parte vital deste projeto é o pátio. É o espaço que aumenta e multiplica a experiência da casa, e contribui a borrar o limite entre interior e exterior. Como está localizado na área de entrada da casa, faz da chegada um momento bastante especial, que se desenvolve em torno de um pátio. Este elemento também foi utilizado para articular a transição de uma parte para outra, claramente separando as áreas sociais daquela mais privada dos quartos. Além disto, o pátio serve como mais um ambiente a céu aberto, capturando e filtrando a luz em diferentes momentos do dia e do ano, preenchendo o interior com diferentes nuances.

© David Frutos

Outra parte importante é a cozinha. Ao seu redor que é gerada toda a vida da família e vai sem dúvida se tornar o coração da casa em uma série de circunstâncias. É por isso que a cozinha é completamente aberta ao resto da casa, uma decisão que também busca a democratização dos papéis domésticos, e sobretudo, a ideia de desfrutar a paisagem interna da casa. Para reforçar esta ideia nuclear da cozinha, está localizada no mesmo núcleo dos espaços sociais para ser capaz de dominar visualmente todos os espaços de caráter comum - sala de estar, de jantar, pátio e biblioteca, e todos os espaços externos - varanda, jardins e piscina.

© David Frutos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Matola / Jaime Sepulcre Bernand" [Matola House / Jaime Sepulcre Bernand] 22 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867691/casa-matola-jaime-sepulcre-bernand> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.