Um dos últimos projetos de Oscar Niemeyer será construído na Alemanha

Um projeto do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, uma esfera de 12 metros de diâmetro de vidro e concreto suspensa na esquina de um edifício da fábrica, está programado a ser construído em Leipzig, na Alemanha, relata a Mitteldeutscher Rundfunk (MDR).

Em 2011, Niemeyer foi contratado pelo fabricante de guindastes ferroviários Kirow Leipzig para projetar uma adição à planta central da empresa em Leipzig, que abrigaria uma cafeteria, lounge e bar. Pouco antes de seu falecimento em dezembro de 2012, aos 104 anos de idade, Niemeyer completou um esboço da estrutura, que evidenciava uma estrutura de concreto armado lembrando uma bola tênis, sobre um padrão estrutural triangular.

Dentro da esfera, os interiores revestidos de azulejos e tapete azul evocarão o espírito da Bossa Nova e de Copacabana, enquanto poltronas confortáveis e imagens projetadas de croquis de Niemeyer ajudarão a criar um ambiente relaxante para os funcionários da fábrica.

O diretor da Kirow Leipzig, Ludwig Koehne (que também foi responsável pelo projeto da fábrica), disse à MDR que a comissão resultou após uma conversa com o chefe da fábrica, que pediu um novo espaço para cozinhar.

"O conteúdo da carta era que tínhamos um cozinheiro muito bom que procurava um novo desafio além da comida da cantina, e devíamos urgentemente ter uma expansão [para um restaurante], que possivelmente teria que ir na cobertura", disse Koehne.

O projeto deverá ser inaugurado em Março de 2018.

Veja mais imagens do projeto aqui.

Notícia via MDR, H/T artnet.

Fotógrafo registra arquiteturas inacabadas de Niemeyer no Líbano

No terreno designado para a Feira Internacional Rashid Karami em Trípoli, segunda maior cidade do Líbano, encontram-se os restos de um vislumbre arquitetônico. Estruturas desenhadas por Oscar Niemeyer em 1963 para a feira, o projeto foi brutalmente interrompido devido à guerra civil que irrompeu no país em 1975.

Em Foco: Oscar Niemeyer

Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho nasceu no Rio de Janeiro no dia 15 de dezembro de 1907. Hoje ele completaria 109 anos. É sem sombra de dúvidas o expoente e a referência maior da arquitetura brasileira. " Não acredito em uma Arquitetura ideal, insubstituível; somente em boa e má arquitetura.

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Um dos últimos projetos de Oscar Niemeyer será construído na Alemanha" 21 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867653/um-dos-ultimos-projetos-de-oscar-niemeyer-sera-construido-na-alemanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.