Instagram explora a beleza das plantas circulares na arquitetura

"O circulo . . . é a síntese das maiores oposições. Combina o concêntrico e o excêntrico em uma única forma, e em equilíbrio. Das três formas primárias [triângulo, quadrado, círculo], aponta mais claramente para a quarta dimensão."

Esta citação, do artista e professor da Bauhaus, Wassily Kandinsky, ajuda a explicar a obsessão que os arquitetos, de Palladio aos modernistas, mantêm, há muito tempo, por formas geométricas puras - sobretudo o círculo.

Inspirada por essa obsessão, uma conta do Instagram intitulada "Circular Spaces" coletou muitos dos melhores exemplos de círculos encontrados na arquitetura. A conta acompanha as geometrias em todas as escalas, desde a enorme planta da Estrela da Morte até a intimidade familiar de uma mesa de jantar redonda. Veja uma seleção de espaços circulares, a seguir.

Plan for Villa Capra, known as Villa La Rotonda, Italy, by Andrea Palladio, 1570, #circularspaces

A post shared by @circularspaces on

Plan for the Wood Wharf Tower, London, by @herzogdemeuron, #circularspaces

A post shared by @circularspaces on

Plan for Torre Blancas, Madrid, 1964-69, by Francisco Javier Sáenz de Oiza, #circularspaces

A post shared by @circularspaces on

plan for a circular table with six figures, #democracy, #CADblocks @cadblocks

A post shared by @circularspaces on

Plan for Piazza d'Italia, New Orleans, by #CharlesMoore, #built in 1975, #circularspaces

A post shared by @circularspaces on

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Instagram explora a beleza das plantas circulares na arquitetura" [This Instagram Account Explores the Beauty of Circular Plans in Architecture] 22 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867536/instagram-explora-a-beleza-das-plantas-circulares-na-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.