Jardim de Infância Valdaora di Sotto / feld72

Jardim de Infância Valdaora di Sotto / feld72 - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: feld72; feld72
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  950
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Colaboradores: Marino Fei, Carl Friedrich, David Kovařík, Therese Leick, Gerhard Mair, Edoardo Nobili
  • Consultoria De Engenharia: Ingenieurteam Bergmeister
  • Cidade: Olang
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Hertha Hurnaus

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado dentro da estrutura do povoado de Valdaora di Sotto em Tirol do Sul, o edifício da creche comunica a interação entre a tradição, a vida contemporânea e a natureza. O terceiro jardim de infância feito por feld72 está localizado em um terreno tranquilo sem estar subordinado a ele. Evidente e nada provocativo, o edifício responde a aura dominante da igreja paroquial com a capela do cemitério e a escola primária no centro de Valdaora di Sotto. O edifício de madeira se assenta como se estive encaixotado dentro da massiva muralha circundante, conferindo uma sensação de segurança. 

© Hertha Hurnaus

Os limites e as cercas determinam a estrutura do povoado. As margens espaciais claras dividem a vila em espaços públicos e privados. Enquanto isso, a intervenção arquitetônica do jardim de infância remete ao tema de diferentes intensidades e continua como uma parede circunferencial. Há um entrelaçado contextual exitoso de elementos que são típicos da localização. 

© Hertha Hurnaus
Corte
© Hertha Hurnaus

Devido a parede circundante, o jardim de infância articula claras margens espaciais no conjunto do povoado. A unidade do edifício e o pátio do jardim infantil estão incrustados no contexto tradicional e conferem ao jardim de infância condições arquitetônicas para a segurança, assim como para a liberdade. Como um edifício compacto que está no limite norte da propriedade, há espaço para um jardim ensolarado. O espaço livre para as crianças é separado visual e fisicamente da rua através da estrutura do edifício circundante. 

© Hertha Hurnaus

A parede combina os conceitos de materialidade e volume, por isso muda entre grade para o jardim e parede limite para o edifício, como uma interpretação do que já existe. A parede no lado do jardim infantil é feita completamente de madeira e em um gesto amistoso abraça o jardim das crianças. As áreas cobertas, que conferem proteção contra o clima, se estabelecem a medida que se avança até o edifício. Uma maneira lúdica de trabalhar o elemento da parede é a flexibilidade da forma em uma arquitetura que se mistura com o pátio. O tradicional elemento de grade em uma propriedade ganha complexidade e qualidade como um lugar para ficar; abriga, emoldura, esconde e convida todos a brincar, apresentando pontos de vista não somente para o mundo exterior, mas também para o interior. O edifício em si, continua sendo claramente modelado e, entretanto, tem um efeito multifacetado. 

Planta

A materialidade uniforme transmite simplicidade. A alvenaria e a madeira no interior do jardim infantil criam sensações de identidade e de pertencimento. Um ambiente sutil e cálido é criado dentro dos interiores graças ao complexo tratamento da madeira local. 

© Hertha Hurnaus

Para as crianças, as salas de grupo representam o ponto de partida das suas explorações diárias. As habitações estão desenhadas para não terem pretensões e serem modestas, proporcionando possibilidades de mudanças individuais. São oferecidas pequenas áreas para  descanso nos grandes vãos das janelas e mobiliário de divisão acessível que conduz ao vestiário. A sala de reuniões e as salas multiuso podem se adaptar devido as estruturas que se conectam ou, se for necessário, se separam. O conceito espacial sugerido permite assim variações atrativas em ambos níveis na realização do cenário educativo.

© Hertha Hurnaus

Uma casa para as crianças e o povoado ganham forma como intermediário entre tradição e modernidade. O familiar e o incomum encontram um lar em Valdaora di Sotto.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:39030 Olang, Província de Bolzano - Sul Tyrol, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Jardim de Infância Valdaora di Sotto / feld72" [Kindergarten Valdaora di Sotto / feld72] 21 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867512/jardim-de-infancia-valdaora-di-sotto-feld72> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.