Les Closiaux / Dominique Coulon & associés

Les Closiaux  / Dominique Coulon & associés - Imagem 2 de 16Les Closiaux  / Dominique Coulon & associés - Imagem 3 de 16Les Closiaux  / Dominique Coulon & associés - Imagem 4 de 16Les Closiaux  / Dominique Coulon & associés - Imagem 5 de 16Les Closiaux  / Dominique Coulon & associés - Mais Imagens+ 11

Clamart, França
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2596
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bobrick, Colas, Pilkington
  • Autor: Dominique Coulon
  • Equipe: David Romero-Uzeda, Olivier Poulat, Chang Zhang, Steve Letho Duclos
  • Concurso: Olivier Nicollas
  • Supervisão De Obra: Olivier Poulat
  • Engenharia Estrutural: Batiserf Ingénierie
  • Engenharia Mecânica E Hidráulica: BET G.Jost
  • Engenharia Elétrica: BET G.Jost
  • Economia: E3 économie
  • Acústica: Euro sound project
  • Paisagismo: Bruno Kubler
  • Programa: Gymnase / Aire de sport extérieur / Logements de fonction / Cour collège
  • Construtoras: COLAS (Asbestos disposal, Demolition), SNRB (Concrete structure, Metal structure, Roofing, UGlass facade, Water proofing, Exterior works), SEC FRANCE ASCENSEURS (Elevator), RS2I BATIMENT (Metalworks, fence, gates), NBA (Plastering, ceiling, interior wood joinery, signage, furniture), DE COCK (tiled floors), ARTMANIAC (Painting, glued floors), SERT (Plombimg, Heating, Ventilation), SPORT France (Sport equipements)
  • Cliente: Conseil départemental des Hauts-de-Seine / Pôle Bâtiments et Transports / Services des Travaux Neufs et réhabilitations / NANTERRE
  • Orçamento: 7400000 €
  • Cidade: Clamart
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Les Closiaux  / Dominique Coulon & associés - Imagem 7 de 16
© Eugeni Pons

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado em uma área residencial dos anos 50 nos subúrbios de Paris. O grande recinto desportivo está posicionado na extremidade do local, dando à rua um grau de amplitude e gerando um espaço público que reforça o estatuto do edifício como uma instalação comunitária. O volume do alojamento está de acordo com as casas do bairro. A fragmentação dos programas produz um deslocamento entre os dois volumes, oferecendo vislumbres da parte central do local e abrindo vistas para os jardins.

Les Closiaux  / Dominique Coulon & associés - Imagem 11 de 16
Diagrama

Esta dispersão de volumes é contrariada por um dossel contínuo que quebra a perspectiva obliquamente, distorcendo e torcendo as linhas de fuga. À medida que se desdobra, um equilíbrio invisível entre os vários pontos de tensão do comprimento do dossel é criado.

Les Closiaux  / Dominique Coulon & associés - Imagem 5 de 16
© Eugeni Pons

O deslocamento dos volumes expande o espaço e estabelece linhas de fuga contraditórias. Esta forma aberta e dinâmica altera a percepção dos limites e afrouxa as relações habituais entre a rua e o local. A arquitetura deixa de ser uma fronteira entre espaços públicos e privados - o edifício permite vislumbres do que geralmente é escondido.

Les Closiaux  / Dominique Coulon & associés - Imagem 2 de 16
© Eugeni Pons
Les Closiaux  / Dominique Coulon & associés - Imagem 13 de 16
Planta - Térreo
Les Closiaux  / Dominique Coulon & associés - Imagem 10 de 16
© Eugeni Pons

Uma galeria completamente transparente oferece vistas desde a rua do contorno dos vestiários. Os contrastes produzidos pelas superfícies mates, brilhantes e transparentes acentuam a impressão de uma abstração do espaço.

Les Closiaux  / Dominique Coulon & associés - Imagem 8 de 16
© Eugeni Pons

O grande salão tem iluminação natural na parte superior dos quatro lados, com vidro opalescente difundindo uma luz uniformemente suave. O teto parece estar em estado de levitação, e a estrutura é absorvida até o ponto de desaparecimento pela dupla espessura do vidro. A parte inferior do salão compreende tiras verticais espaçadas. As cavidades abrigam os serviços técnicos e o tratamento acústico de cor preta. Essas lacunas reforçam a impressão de profundidade e dão espessura ao conjunto.

Les Closiaux  / Dominique Coulon & associés - Imagem 3 de 16
© Eugeni Pons

O concreto cinzento, o vidro e as superfícies brilhantes e mate são variados nos diferentes espaços, criando uma atmosfera atemporal.

Les Closiaux  / Dominique Coulon & associés - Imagem 16 de 16
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:28 Rue des Closiaux, 92140 Clamart, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Les Closiaux / Dominique Coulon & associés" [Les Closiaux / Dominique Coulon & associés] 19 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867452/les-closiaux-dominique-coulon-and-associes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.