Torre e Pavilhão Cinnamon / Bolles + Wilson

Torre e Pavilhão Cinnamon / Bolles + Wilson - Mais Imagens+ 23

  • Cliente: Groß & Partner Grundstücksentwicklungsgesellschaft mbH, Singapurstraße 1
  • Estágio De Trabalho 5: Edifício Portuário: SPINE Architects GmbH
  • Design De Interior Do Edifício Portuário: DREIMETA, Armin Fischer
  • Estágios 6 9: Construction management, LV Baumanagement AG
  • Engenharia Estrutural: Ingenieurbüro Abel · Gebhart GmbH & Co. KG
  • Serviços De Engenharia: WINTER Beratende Ingenieure für Gebäudetechnik Hamburg GmbH

  • Física Da Construção: ITA Ingenieurgesellschaft für Technische Akustik mbH • Beratende Ingenieure VBI

  • Proteção Contra Incêndio: hhpberlin- Ingenieure für Brandschutz GmbH (Niederlassung Hamburg)
  • Cidade: Hamburgo
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
© Mitja Schneehage

Descrição enviada pela equipe de projeto. A torre Cinnamon foi concebida como um campanário independente - um elemento vertical em uma praça. Esta ideia inesperada ganhou o concurso de 2006 para o edifício portuário e seus arredores. 

Planta de Situação

A torre não havia sido prevista no programa do concurso, mas o juri concordou que o objeto é pertinente por evidenciar o edifício histórico como único e independente entre os novos blocos do 'bairro estrangeiro'. 

© Christian Richters

A esbeltez é essencial para um campanário. Ao longo da sua gestação de 8 anos, essa proporcionalidade foi respeitada, inclusive enquanto sua função mudava de restaurantes para moradia. A planta de 13x16m se estreita em relação a parte superior. Com uma altura de 56 metros a torre é 4 vezes mais alta do que estreita. 

Fachada
Corte

Como o esbelto pode ser eficiente?

A resposta organizacional são os apartamentos duplex. Originalmente, o conceito previa sete apartamentos, cada um com 2 pavimentos, uma cobertura panorâmica no nível superior e dormitórios com janelas perfuradas abaixo. A análise precisa do mercado levou a uma variação desta fórmula: um apartamento triplex na parte superior e alguns apartamentos de 1 pavimento em níveis mais baixos. Dez apartamentos foram construídos, quatro com 120 metros quadrados, cinco com 185 metros quadrados e um com 300. A torre possui uma superfície bruta de 4.300 metros quadrados e um volume de 16.000 metros cúbicos. No térreo há uma unidade de restaurante/comercial de 300 metros quadrados. 

© Cordelia Ewert

Normas estritas de grande altura exigiram uma via de escape desde todos os pavimentos através de escadas de emergência. A possibilidade de limpar todas as janelas desde o interior também era um critério a ser cumprido. 

Planta

As espetaculares vistas do horizonte de Hamburgo e da nova Filarmônica não deveriam ser esfumaçadas pelas janelas manchadas. As janelas de piso a teto, nos três lados da cobertura, permitem a identificação dos cruzeiros que estiverem chegando.

© Cordelia Ewert

Descrição do Produto.Os painéis das fachada de chapas de alumínio anodizado em diferentes gradações de cor vermelha escura correspondem ao mosaico do pavilhão vizinho de 2008 de BOLLES + WILSON, o primeiro componente realizado no conjunto portuário. Na luz do sol estes painéis de alumínio apresentam matizes coloridas enquanto nos dias nublados assumem uma matiz Paul-Klee mais escura, mais séria. Trata-se de um edifício que muda seu caráter segundo a incidência da luz, uma nova figura no horizonte de Hamburgo. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hamburgo, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Torre e Pavilhão Cinnamon / Bolles + Wilson" [Cinnamon Tower and Pavilion / Bolles + Wilson] 16 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867257/torre-e-pavilhao-cinnamon-bolles-plus-wilson> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.