Refúgio Alpino 'Bivak na Prehodavcih' / Premica Architects

Refúgio Alpino 'Bivak na Prehodavcih' / Premica Architects - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Premica Architects; Premica Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  39
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Anze Cokl
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Prefa GmbH, Stora Enso
  • Coordenador : Danilo Istenič
  • Projeto De Construção: CBD, d.o.o., dr. Bruno Dujič, Jurij Jančar
  • Construtora Principal: Rudi Rudnik s.p. e membros do PD Radeče
  • Cliente: PD Radeče
  • Arquitetos Responsáveis: Aleksandra Penca, Petra Lešek, Goran Djoki, Nataša Voga
  • Cidade: Stara Fužina
  • País: Eslovênia
Mais informaçõesMenos informações
© Anze Cokl

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Primeira Guerra Mundial deixou muitos países devastados. Depois da assinatura do Tratado de Rapallo - em 1920 - em um território da antiga Iugoslávia, a Itália começou a construir um importante sistema de fortificação alpina em rodovias de abastecimento e outras infra-estruturas militares que tiveram como consequência uma enorme façanha de engenharia.

© Anze Cokl

Quase um século mais tarde, Premica Architects de Celje, Eslovênia, transformou o antigo refúgio/bunker em uma cabana para montanhistas. Todo o refúgio encontra-se sobre concreto, sobre os restos de uma antiga estrutura. As estradas e trilhas de fornecimento permaneceram quase intactas e servem como atuais rotas delimitadas para realizar caminhadas. Existem centenas de partes que foram mantidas, oferecendo um acesso relativamente fácil e seguro inclusive com a inclinação desta parte dos Alpes. 

© Anze Cokl
Corte
© Anze Cokl

O refúgio foi fabricado e pré-montado em um ateliê localizado no vale. Os painéis laminados desmontados foram transportados para a localização em helicóptero. Para possibilitar o transporte, os painéis foram divididos em 20 pacotes de peso similar. 

A edificação encontra-se sobre concreto, mais precisamente, sobre os restos do antigo bunker da Primeira Guerra Mundial. O refúgio não conta com água corrente, nem eletricidade, mas apresenta um pequeno painel  solar, suficiente para gerar eletricidade para o ambiente. Os sanitários encontram-se em uma pequena edificação posicionada a 50 metros de distância. 

© Anze Cokl

Apresentado o contraste fundamental entre as necessidades das pessoas e sua relação com a natureza, os refúgios tipo vivac abordam o terreno circundante com compreensão, que é de importância chave nas intervenções em ambientes sensíveis e selvagens. Por um lado, o refúgio de Prehodavci segue a tradição dos leves refúgios alpinos pré-fabricados e, por outro, se desenvolve explorando os limites do conforto.

© Anze Cokl

Apesar da robustez e simplicidade tecnológica, a estrutura apresenta um toque de modernidade e outorga comodidade para fazer frente ao entorno alpino. Os refúgios vivac abordam a brecha fundamental entre as necessidades das pessoas e sua atitude perante a natureza através do entendimento do terreno circundante, que é de importância chave nas intervenções deste gênero.

© Anze Cokl

Descrição do produto. A construção com madeira Storaenso em conjunto com painéis de madeira laminada foi escolhida por dois principais razões: o acabamento tem um aspecto agradável e acolhedor desde o interior já que apresenta uma boa relação entre resistência e peso. Além disso, a instalação é relativamente fácil e rápida. A madeira é um elemento natural que se integra perfeitamente com a natureza do Parque Nacional Triglav.

A construção tem um aspecto interior de madeira natural enquanto a fachada pré-fabricada é de alta qualidade - e os painéis da cobertura que protegem o exterior. As paredes assimétricas garantem a proteção contra o vento e oferecem capacidades naturais de desprendimento da neve, evitando qualquer tipo de acumulação na parte superior.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Parque Nacional Triglav, 4265 Bohinjsko jezero, Eslovênia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio Alpino 'Bivak na Prehodavcih' / Premica Architects" [Alpine Shelter 'Bivak na Prehodavcih' / Premica Architects] 17 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/866992/refugio-alpino-bivak-na-prehodavcih-premica-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.