Salão de Beleza Talstrasse Zurique / Wülser Bechtel Architekten

Salão de Beleza Talstrasse Zurique / Wülser Bechtel Architekten - Mais Imagens+ 15

Zurique, Suíça
  • Arquitetos: Wuelser Bechtel Architekten; Wuelser Bechtel Architekten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  85
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Garzotto, farbpalette.ch
  • Arquitetos Responsáveis: Stefan Wülser, Nicolaj Bechtel, Daniel Klinger (PL)
  • Cidade: Zurique
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
© Stefan Wülser

Tranquilidade e movimento

Estivemos trabalhando em um salão de beleza de inspiração artística, em uma das ruas mais movimentadas de Zurique. A primeira reunião nos mostrou que seus ambiciosos clientes deveriam esquecer seus trabalhos e problemas quando adentrassem aquele espaço. É um serviço muito pessoal e muito exigente e o ambiente é grande parte da experiência.

© Stefan Wülser
Diagrama
© Stefan Wülser

Havia, obviamente, uma enorme diferença no estado anímico da agitada e ruidosa rua com a música relaxada e o som repetitivo das tesouras de alta qualidade no interior. Parece que o tempo passa em diferentes instâncias. 

Planta

O ritmo do exterior pode ser considerado uma distração mas, ao mesmo tempo, não queremos descuidar do entorno já que estávamos interessados em uma solução muito específica. Desenvolvemos um padrão que é intrínseco ao desenho, sendo muito interessante já que muda sua aparência dependendo da perspectiva do seu observador. É o resultado de uma elaborada série de protótipos feitos com um carpinteiro local e inspirados na arte gráfica contemporânea (como a bela pintura de Emilie Ding) ou em cenários clássicos modernos (como o trabalho de Roman Clemens).

© Stefan Wülser

Instalações Espaciais

O delicado interior de madeira foi parcialmente pré-fabricado usando tecnologias de CAAD e de CAM mas também implicou em muitas peças feitas à mão. Conseguimos desenvolver algumas conexões longitudinais refinadas e invisíveis entre peças de madeira MDF de 3 mm. Tudo deveria ser mais fino e preciso possível para não influenciar no efeito perspectivado. Foram necessários muitos testes e a elaboração foi feita dentro de seis dias de trabalho. É mais uma instalação que uma abordagem arquitetônica clássica, mas acreditamos que a precisão e o foco específico do local cria algo muito atemporal aqui.

© Stefan Wülser

O cliente passa de 1 a 3 horas no salão, movendo-se lentamente dentro do espaço de padrões - pelo qual se desdobram ricas variações quando muda a direção da vista. O condutor ou pedestre observa como o teto se "transforma" enquanto move-se rapidamente já que o ângulo de visão muda drasticamente. 

Diagrama
© Stefan Wülser
Diagrama

Dado que este fenômeno da percepção geométrica é a ideia espacial dominante - todos os demais elementos do salão são despojados do seu mínimo funcional. As luzes estão suspensas no teto. Os fios negros não tocam nem o piso e nem a cobertura. Nada sai das paredes já que queríamos algo temporal - como o espaço de uma galeria de arte. Também desenhamos uma série específica de espelhos para o salão que sempre aparecem em pares simétricos. Enquanto existe um espelho na frente - a parte posterior serve como estante para compartimentos e bebidas. A coluna existente na parte posterior do espaço é mais espessa do que deveria ser desde um ponto de vista estrutural, mas centraliza todo o espaço. É um distúrbio de boas-vindas para todas as partes repetitivas e destaca a esbeltez da cobertura de madeira e suas paredes.

© Stefan Wülser

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zurique, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Salão de Beleza Talstrasse Zurique / Wülser Bechtel Architekten" [Hairdresser's Salon Talstrasse Zürich / Wuelser Bechtel Architekten] 12 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/866989/salao-de-beleza-talstrasse-zurique-wulser-bechtel-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.