Torre Comercial Maslak No.1 / EAA - Emre Arolat Architecture

Torre Comercial Maslak No.1  / EAA - Emre Arolat Architecture - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: EAA - Emre Arolat Architecture; EAA - Emre Arolat Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  31850
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Jotun, Otis
  • Cliente: Alsar Maslak Real Estate
  • Projeto Estrutural: Altıneller Engineering
  • Projeto Mecânico: Tanrıover Engineering
  • Projeto Elétrico: Aykar Engineering
  • Consultoria Prevenção Incêndios: Abdurrahman Kılıc
  • Consultoria Engenharia De Fachada: CWG (Salih Sekban)
  • Consultoria Segurança: ICTS
  • Consultoria Sustentabilidade (Para Certificação Leed): Altensis
  • Arquitetos Responsáveis: Emre Arolat
  • Cidade: Istambul
  • País: Turquia
Mais informaçõesMenos informações
© Thomas Mayer            

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para este edifício comercial localizado no eixo Mecidiyekoy-Maslak, onde o capital estrangeiro da Turquia assume sua forma mais visível, foi condicionado pela tensão entre a densidade de seu ambiente e o espaço disponível do terreno. Era uma vontade do cliente que o edifício tivesse caráter prestigioso, assim como todos os edifícios do entorno.

© Thomas Mayer            

Diferente dos outros projetos ao longo da Avenida Buyukdere, a Torre Comercial Maslak No.1 foi projetada para enriquecer a qualidade dos espaços comerciais típicos com o uso de jardins verticais. Para isso, os arquitetos pensaram numa implantação que respeitasse um grid de 8,25 x 8,25 m, envoltos em uma superfície de vidro. A envoltória atua como uma segunda fachada nas orientações sul e oeste, afastada do edifício em até 17 m, permite que cresça jardins com espécies de até 20 m de altura. O espaço entre as duas fachadas é considerado uma zona de amortecimento acústica e climática. O edifício simples de concreto armado com um sistema de caixilharia de alumínio e operável ajudou na facilidade de construção e diminuição do orçamento em comparação com investimentos semelhantes, estando livre de carga direta do vento e influências dos raios solares. A envoltória em estrutura de aço, ao passo que cria controle climático, confere ao edifício prestígio, identidade e peculiaridade entre os demais edifícios.

© Thomas Mayer            
Planta - Térreo
© Thomas Mayer            

O plano curvo da fachada formado por módulos de 150 x 200 cm foi projetado visando sua percepção a partir da rodovia. Esses painéis de vidro são dispostos a medida que permite a passagem de ar e contam com uma camada transparente sobre eles. A opacidade da camada transparente varia, até a orientação da fachada curvilínea; Na fachada sul um padrão menos transparente foi escolhido; já na fachada norte foi utilizado um filme quase transparente, concebido de acordo com questões de controle ambiental.

© Thomas Mayer            

Os edifícios comerciais deste distrito são planejados e estão sendo geridos como comunidades privadas, independentemente controladas e seguras. Não é permitido o livre acesso ou passagem mesmo nas áreas comuns dos pavimentos térreos, o que evita qualquer interação possível com a rua e os complexos similares do entorno. Como uma questão de criar porosidade em nível urbano, uma considerável parte do térreo, aliado com a zona de amortecimento fora da torre é mantido dando as boas vindas ao público que tem livre circulação, na esperança que os empreendimentos futuros ou reformas nos atuais incorporem esta atitude de empoderar a vida urbana através do distrito.

O projeto conceitual foi apresentado no início de 2009 e aguardou aprovação até 2012. Diferente de outros projetos na Turquia, a construção apenas iniciou quando todos os documentos estivessem prontos e completos, em um processo bem organizado e controlado.

© Thomas Mayer            

Declaração de Sustentabilidade

Maslak No.1 possui certificação LEED Gold e é reconhecida entre os demais empreendimentos do distrito apesar de sua simples escolha de materiais comparada aos seus similares no mercado.

Corte

A composição volumétrica depende de um bloco de salas comerciais de concreto armado com uma envoltória porosa que controla o clima geral do edifício. Enquanto permite a circulação de ar através dos painéis de vidro dispostos como escamas de peixe, a envoltória filtra os efeitos diretos do clima e proporciona aumento do conforto acústico. A existência e a densidade de pontos serigrafados no revestimento destes painéis de vidro são projetados parametricamente de acordo com o movimento do sol para diminuir o ganho solar e proporcionar o controle de sombras, ao mesmo tempo deixar as vistas panorâmicas no nível do olho.

© Thomas Mayer            

Estratégias de planejamento geral dos espaços comerciais levam em conta flexibilidade e adaptabilidade. Os níveis de estacionamento, saguão de entrada e circulação estão reunidos em um núcleo; concreto aparente e o uso de elementos parcialmente suspensos no teto, aliados com revestimento em pedra local compõem os principais elementos utilizados. O restante dos pavimentos de escritórios são acabados em uma estrutura simples em grid, para serem equipados com piso elevado e divisórias em drywall; as superfícies em concreto possuem alto padrão de acabamento para incentivar os locatários a mantê-lo aparente.

© Thomas Mayer            

A torre possui desenho que maximiza a eficiência energética baseada nas mais avançadas tecnologias construtivas, sistemas mecânicos e de iluminação. O sistema de Volume de Refrigeração Variável 3D (VRV) e as Unidades de ar condicionado ajudam a atingir um nível de eficiência elevado, visando alcançar um nível economia de energia em 40%, em comparação com edifícios com características semelhantes. O edifício está equipado com máximo de controle térmico com um sistema de três tubos VRV e ar fresco reforçado com a circulação natural de ar quando o clima permite. Elevadores regenerativos produzem sua própria eletricidade, aparelhos de água e equipamentos elétricos eficientes também estão instalados e a iluminação é baseada em lâmpadas de LED e T5.

© Thomas Mayer            

A localização terreno contou com o facilitado acesso rodoviário para o fornecimento de material durante a construção, bem como a sua proximidade com os transportes públicos; Ônibus e metrô que estão a poucos minutos a pé. O edifício tenta criar uma porosidade urbana no nível do solo, em oposição ao resto do distrito, e atua como como semente para futura consideração dos acessos urbanos e uso comunitário em todo o bairro.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Istambul, Turquia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Torre Comercial Maslak No.1 / EAA - Emre Arolat Architecture" [Maslak No.1 Office Tower / EAA - Emre Arolat Architecture] 11 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/866815/torre-comercial-maslak-n-eaa-emre-arolat-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.