Álvaro Siza: "Os muros [que querem erguer] não são arquitetura, são agressão e isolamento"

Costumava visitar Granada com os pais nos anos 40 e lembra-se de vaguear pelos jardins da Alhambra, uma fortaleza apalaçada que serviu de corte ao Rei, enquanto admirava a maneira como a paisagem natural e artificial se fundiam, os grandes pátios e os jogos de luz e sombra. Muitos anos mais tarde, em 2011, Álvaro Siza Vieira venceu um concurso internacional para a criação de um novo pavilhão de acesso à Alhambra, o segundo local mais visitado em Espanha (atrás da Sagrada Família, em Barcelona), com um projeto realizado em colaboração com o arquiteto espanhol Juan Domingo Santos. "Cada projeto é um desafio, mas este é mítico", afirmou Siza sobre a Porta Nova.

Depois de várias discussões em torno da sua viabilidade, foi anunciado em dezembro passado que o projeto tinha sido cancelado pelo governo de Andaluzia e pelo ICOM, órgão consultivo da UNESCO, e que não iria avançar devido à grande concentração de serviços comerciais. "Argumentam que o projeto não está integrado e é invasivo quando o próprio júri destacou a sua integração. Acho que houve motivos políticos, um conflito entre a junta e a cidade", explica Siza, e estranha que o ICOM sugira que o projeto seja adaptado a outro local.

Isso faz o Pritzker dizer, com ironia, que desconhecia a capacidade de "portabilidade dos projetos". O Museu de Serralves, no Porto, inaugura a partir de hoje, 7 de março (inauguração às 19h), um conjunto de desenhos, maquetes, vídeos, entrevistas, fotografias e livros sobre o projeto na mostra Álvaro Siza Vieira: Visões da Alhambra.

Leia aqui a entrevista feita pelo jornal GPS sobre o projeto na Espanha, seu ateliê no porto e sua opinião sobre a relação entre política e arquitetura.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Álvaro Siza: "Os muros [que querem erguer] não são arquitetura, são agressão e isolamento"" 07 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806761/alvaro-siza-os-muros-nao-sao-arquitetura-sao-agressao-e-isolamento> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.