Casa em Intermares / Manoel Farias Arquitetura

Casa em Intermares / Manoel Farias Arquitetura - Imagem 5 de 30
© Manu Franca

Casa em Intermares / Manoel Farias Arquitetura - Janela, Cama, DormitórioCasa em Intermares / Manoel Farias Arquitetura - Fachada, Jardim, AidoCasa em Intermares / Manoel Farias Arquitetura - Mesa, Janela, Cadeira, FachadaCasa em Intermares / Manoel Farias Arquitetura - Imagem 5 de 30Casa em Intermares / Manoel Farias Arquitetura - Mais Imagens+ 25

Intermares, Brasil
  • Arquitetos: Manoel Farias Arquitetura; Manoel Farias Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  204
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manu Franca
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cerâmica Portobello, JR Esquadrias, Manufatti, PkS Madeira
  • Construção: Absoluta Engenharia
  • Estrutura: Ana Cláudia Leão Borges
  • Projeto Elétrico: Elaine Lígia Lacerda de Farias
  • Autor: Manoel Farias
  • Cidade: Intermares
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Intermares / Manoel Farias Arquitetura - Fachada
© Manu Franca

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa foi projetada para um casal de jovens empresários com dois filhos, cuja intenção era construir uma casa de pequenas dimensões, prática e acolhedora.  Os clientes desejavam uma casa fluida, que favorecesse a interação da família: o casal recebe com frequência seus familiares nos fins de semana. Em sua fala, eles exprimiram o desejo de ter "uma casa que transmitisse a ideia de abrigo, conforto, aconchego...”.

Perspectiva

O terreno de pequenas dimensões e a sua orientação solar induziram a implantação: o lote tem sua frente orientada para o poente, assim sendo a casa se volta para os fundos, para captar a ventilação predominante e garantir a privacidade dos espaços, em relação a rua. O lazer também foi locado nos fundos do lote, explorando a ideia de privacidade. Os espaços sociais e íntimos foram distribuídos em um volume paralelo a rua, em dois pavimentos, que se abre generosamente para os fundos do lote, buscando a captação da ventilação dominante e a relação visual com os espaços de lazer. O programa de serviços foi locado em dois volumes perpendiculares ao primeiro, em pavimento único, cuja configuração gera o espaço da garagem, disposta ao centro do lote e coberta com pérgulas de madeira e cobertura translúcida, solta do volume principal, buscando imprimir uma sensação de fluidez e leveza, e ampliando visualmente as áreas abertas da casa, para evitar a sensação de excessiva ocupação da construção, já que o lote é pequeno. Assim sendo a casa, mesmo predominantemente fechada para a rua, em função da insolação, propõe uma continuidade espacial entre os espaços públicos e privados, cuja conexão é fluida, estabelecida a partir de uma passarela que é a extensão do passeio público. 

Casa em Intermares / Manoel Farias Arquitetura - Imagem 13 de 30
© Manu Franca

A identidade visual da casa é marcada pelo uso de materiais como a madeira, que reveste o pavimento térreo do volume principal, associada aos elementos vazados que protegem a circulação de acesso aos quartos, no pavimento superior e somados a um painel de azulejos que veda o banheiro do casal,  em um gesto que busca uma síntese entre regionalismo e contemporaneidade.

Casa em Intermares / Manoel Farias Arquitetura - Mesa, Janela, Cadeira, Fachada
© Manu Franca

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Intermares / Manoel Farias Arquitetura" 10 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806726/casa-em-intermares-manoel-farias-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.