Urbanização da Orla Prefeito Luiz Paulo Conde - Boulevard Olímpico / B+ABR Backheuser e Riera Arquitetura

Urbanização da Orla Prefeito Luiz Paulo Conde - Boulevard Olímpico / B+ABR Backheuser e Riera Arquitetura - Mais Imagens+ 35

  • Colaboradores: CDURP (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto de Rio de Janeiro)
  • Concessionária : PortoNovo
  • Construtora : PortoRio
  • Consultora De Arquitetura: RAIAR
  • Estruturas E Instalações : Engecorps
  • Paisagismo: Lucia Costa, Francis Soares
  • Arquitetos Responsáveis: João Pedro Backheuser, Ignasi Riera
  • Equipe: Mikel Muñoz, Paolo Nadalin, Victor Pastor, Rosario Portillo, André Sanches, Antoni Soler, Pilar Tejero, Enrique Valiente, Javier Zaldívar
  • Cidade: Centro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Porto Novo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto “Orla Conde” integra o processo de transformação e requalificação urbana da região portuária e da área central da Cidade do Rio de Janeiro, que acontece a partir da Operação Urbana Porto Maravilha.

© João Backheuser
Corte
© Ignasi Riera

A demolição do elevado rodoviário da Perimetral se identifica como uma das principais intervenções urbanísticas realizadas no âmbito da Operação Porto Maravilha. Construído nos anos 60, o elevado rasgou tecidos antigos e teve impacto negativo na paisagem da região portuária, rompendo a relação de proximidade da área com a Baía de Guanabara. Sua demolição, agora ao longo de 2014, devolve à cidade do Rio de Janeiro paisagens e recantos esquecidos e muitas vezes até desconhecidos, e devolve à cidade e aos pedestres uma extensa área ao longo da frente da Baia de Guanabara.

© Porto Novo
Corte Longitudinal
© André Sanches

Vista nos últimos 50 anos como área degradada, industrial e abandonada, “um não lugar”, os aproximados 250.000 m2 da Orla Conde são agora uma das peças fundamentais para o processo de renovação e revitalização não só da zona portuária da cidade mas também do seu centro. Com o foco no cidadão/pedestre a Orla Conde estabelece uma mudança de paradigma deixando para trás a cidade que priorizava o carro ao pedestre.

Diagrama

O projeto possibilita a convivência pacífica e ordenada de diferentes modos de transporte (VLT, bicicletas, veículos e transportes alternativos), cria áreas de estar e lazer, descortina paisagens para a baía e edifícios históricos. Procura reestabelecer a integração entre a cidade construída e a Baía de Guanabara além de dar suporte as futuras atividades e novos usos que deverão surgir no centro revitalizado e na região do Porto Maravilha.

© André Sanches
© André Sanches
© Miguel As

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praça Mauá, 1 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20081-240, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Urbanização da Orla Prefeito Luiz Paulo Conde - Boulevard Olímpico / B+ABR Backheuser e Riera Arquitetura" [Luiz Paulo Conde Waterfront Promenade / B+ABR Backheuser e Riera Arquitetura] 08 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806633/urbanizacao-da-orla-prefeito-luiz-paulo-conde-boulevard-olimpico-b-plus-abr-backheuser-e-riera-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.