Museu Castelvecchio – Ala Leste / Filippo Bricolo & Bricolo Falsarella Associates

Museu Castelvecchio – Ala Leste / Filippo Bricolo  & Bricolo Falsarella Associates - Mais Imagens+ 60

Verona, Itália
  • Arquitetos: Filippo Bricolo & Bricolo Falsarella Associates; Filippo Bricolo & Bricolo Falsarella Associates
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  161
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:atelier XYZ
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ceadesign
  • Gestor Cidade De Verona: Sergio Menon
  • Associado Rup –Cidade De Verona: Viviana Tagetto
  • Coordenador De Museus E Monumentos Cidade De Verona (Fase Do Projeto): Paola Marini
  • Gerente De Departamento Técnico Para Projeto De Exposição De Museus E Monumentos: Alba Di Lieto
  • Coordenador De Museus E Monumentos (Fase De Implementação): Margherita Bolla
  • Conselheiro Estrutural: Maurizio Cossato
  • Legendas: Ketty Bertolaso, Margherita Bolla, Studio Bricolo Falsarella Associati
  • Arquiteto Responsável: Filippo Bricolo
  • Equipe De Projeto: Francesca Falsarella, Simone Sala, Elisa Bettinazzi, Giacomo Scabbio
  • Cidade: Verona
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
© atelier XYZ

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de Filippo Bricolo (Bricolo Falsarella Associates) para o Museu de Castelvecchio considera a restauração da parte central da ala leste que foi deixada inacabada durante a restauração magistral de Carlo Scarpa em 1964. O fulcro da intervenção é a nova Sala Mosaico projetada para hospedar um grande fragmento de pavimento romano do século II D.C. descoberto na pequena praça localizada no lado leste do castelo, entre a antiga Via Postumia e o rio Adige.

© atelier XYZ

A nova sala de exposições está conectada ao pátio principal do castelo através de um espaço de acesso que também serve como a entrada para Sala Boggian. Um painel de ferro grande e muito fino delimita a dupla natureza do corredor: por um lado, funciona como um filtro necessário que conduz à nova Sala Mosaico e por outro lado, indica o caminho para a sala no primeiro pavimento.

© atelier XYZ

O painel parece se posicionar contra o chão e os degraus da escada e tem duas incisões horizontais estratégicas em lados opostos, indicando assim as duas direções diferentes. Acima das incisões as palavras "Sala Mosaico" e "Sala Boggian" são escritas em ferro nas fontes projetadas, mas nunca foram usadas por Scarpa para a entrada da sala de concertos.

Planta
Diagrama

Num segundo nível, diretamente relacionado ao painel, está um arco formado por quatro placas de ferro pretas, de 10 mm de espessura. O arco tem o papel de determinar um pequeno ritual de acesso à Sala Mosaico. Isto é necessário para criar um gradiente emocional entre o hall de entrada e o espaço de exposição. Em relação à iluminação, o uso do arco preto traz as características de reflectância do ferro para criar um diálogo entre os dois espaços. Desta forma, o lado visível do arco reflete as luzes quentes da Sala Mosaico lançando-as para a área de entrada.

© atelier XYZ

O ferro também destaca a mudança de luz em diferentes momentos do dia até que ele é inesperadamente aquecido pelo início do crepúsculo. Na Sala Mosaico, o mesmo lado vertical recebe as luzes e cores do pátio do museu. As entradas são marcadas pela reflectância. Este novo limite é um dispositivo narrativo que divide, mas une, que esconde e revela, que cria distância, mas convida a entrar.

© atelier XYZ

Dentro da nova sala de exposições, o grande mosaico parece levitar no espaço generoso. A sala é caracterizada por altas paredes de tijolo. Os tijolos foram deliberadamente deixados visíveis sem alterar ou excluir a pátina do tempo. Isso ajuda a criar um diálogo entre as paredes e a materialidade do antigo piso romano.

Diagrama
© atelier XYZ

O mosaico foi inserido diagonalmente no espaço de modo a ser visto na sua totalidade a partir do interior da sala. Esta colocação também nos permite apreciar a vista do mosaico de fora do castelo.

© atelier XYZ

A reforma restaurou a dignidade desta sala de conexão. Uma área voltada para a praça foi convertida em banheiros e é oculta por painéis de pinheiro queimado, os mesmos materiais usados por Scarpa agora presentes na Sala Mosaico.

© atelier XYZ

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Verona, Província de Verona, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Castelvecchio – Ala Leste / Filippo Bricolo & Bricolo Falsarella Associates" [Castelvecchio Museum – The East Wing / Filippo Bricolo & Bricolo Falsarella Associates] 03 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806448/museu-castelvecchio-nil-ala-leste-filippo-bricolo-and-bricolo-falsarella-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.