Casa em Lacapelle-del-fraisse / Atelier du Rouget Simon Teyssou & associés

Casa em Lacapelle-del-fraisse / Atelier du Rouget Simon Teyssou & associés - Mais Imagens+ 21

Lacapelle-del-Fraisse, França
  • Colaboradores: Chadebec (Engenharia)
  • Coordenação: Mathieu Bennet
  • Empresas: PUECH, Terrassement - menuiseries intérieures bois / MEYNIEL, Gros-oeuvre / BOUYSSE, Charpente - menuiseries extérieures bois / CROUZET SANCHEZ, Couverture - étanchéité / VEINAZES DECO, Cloisons doublages - peinture / LEYBROS, Isolation / SEMETE, Plomberie / LONGUECAMP, Electricité / CUMINGE, Carrelage
  • Software / Programas: autocad LT / 3DS max
  • Cidade: Lacapelle-del-Fraisse
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Christophe Camus

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa fica encostada à encosta. Parcialmente enterrada ao norte, abre-se para o sul sobre o vale do Veinazès através de uma fachada de painéis de vidro.

© Christophe Camus

Re-interpretando vários elementos da arquitetura vernácula da área da Châtaigneraie, o projeto da casa visa adequá-la ao meio ambiente, pois favorece a responsabilidade e a sustentabilidade. Assim, o volume de concreto embutido no solo se beneficia de um revestimento exterior em granito sobre o qual repousa uma estrutura em abeto Douglas. O tapume coberto de juntas é uma técnica frequentemente utilizada na região.

O telhado verde contribui para misturar a construção na paisagem também. Da pedra à madeira, da sombra à luz, o seu design também incorpora uma abordagem bioclimática. A orientação norte / sul da construção permite ganho solar passivo. O volume de alvenaria que abriga o "espaço de amortecimento" adiciona inércia. No inverno, este último acumula energia solar durante o dia e alimenta a casa à noite. No verão, combinado com um sistema de ventilação natural, esfria a casa. Os espaços vivos são definidos no volume de madeira. Estende-se para fora em um terraço de madeira abrigado por uma sobreposição larga do telhado, que filtra o sol durante os meses de verão.

© Christophe Camus
Planta
© Christophe Camus

Na intersecção dos dois volumes, um espaço de circulação com uma faixa de luz natural liga as diferentes áreas. O telhado verde também proporciona inércia e melhora o conforto climático. O isolamento é feito com pasta de celulose e cânhamo, otimizando o desempenho energético do projeto. O teto interior e revestimento das paredes é em madeira. A escolha do abeto Douglas para a estrutura e do larício para o exterior favorece recursos locais. As empresas envolvidas no edifício também são locais.

© Christophe Camus

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Lacapelle-del-fraisse / Atelier du Rouget Simon Teyssou & associés" [Lacapelle-del-fraisse / Atelier du Rouget Simon Teyssou & associés] 25 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806096/casa-em-lacapelle-del-fraisse-atelier-du-rouget-simon-teyssou-and-associes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.