MMB – Umbau Müllerhaus Berlin / asdfg Architekten

MMB – Umbau Müllerhaus Berlin / asdfg Architekten - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: asdfg Architekten; asdfg Architekten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Michael Pfisterer
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  D-Line, Pan, Zucchetti
  • Projeto De Construção: Dipl.-Ing. Gerd Jung
  • Colaboradores: Philipp Loeper, Alexandra Schmitz, Ulrich Grenz, Tobias Hövermann
  • Cidade: Berlim
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
© Michael Pfisterer

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um grande amigo meu comprou uma casa antiga há alguns anos e nos pediu que desenvolvêssemos um conceito para sua reforma. Essa encomenda se tornou o primeiro projeto de nosso estúdio arquitetônico de Hamburgo, asdfg Architekten: a transformação da casa de um antigo moleiro em um lar para uma família com três filhos. Devido a sua história e localização, consideramos o projeto um grande desafio, mas também vimos nele um potencial significativo para tornar-se uma residência familiar única com um pequeno jardim no centro de um dos bairros mais populares de Berlim.

© Michael Pfisterer
Corte
© Michael Pfisterer

Graças à condição do edifício como o mais antigo de Prenzlauer Berg (construído em 1844), as autoridades requisitaram a reconstrução da fachada do edifício protegido como patrimônio, precisamente como se representava em um desenho histórico de 1844. Queríamos mostrar a história do antigo edifício mas sem a pretenção de fingir que a fachada tivesse 170 anos.

Em um desenho arquitetônico, uma linha pode ser interpretada de muitas maneiras diferentes: por exemplo, como uma abertura em uma parede, uma linha de corte, ou ainda uma diferença de altura. O conceito desenvolvido foi argumentar que as linhas no desenho histórico podiam ser interpretadas como diferenças na altura da fachada de gesso utilizando técnicas e materiais antigos.

Essa tarefa demandou muito tempo e muitas visualizações e modelos físicos para convencer as autoridades de nossa ideia. Como resultado de seu uso prévio como estação de polícia e oficina, seguido por muitos anos de desocupação, a casa estava em um estado muito deteriorado, e o interior estava dividido em muitos cômodos muito pequenos.

Com o objetivo de criar um espaço generoso, foram mantidas apenas as paredes externas e uma parede maciça no meio. A escada, a cozinha, assim como as galerias dos dormitórios das crianças estão "inseridos" nessa parede. A escada interna principal é dividida em duas partes. Os primeiros cinco degraus conduzem através da grande parede em uma pequena plataforma, onde é possível experimentar toda a altura da sala principal. A segunda parte é suspensa a partir de uma galeria aberta que se estende de uma parede à outra, criando os espaços de trabalho e descanso dos pais, que são separados por uma enorme porta de correr. Para a escada e o interior da cozinha, reutilizamos a madeira das vigas da antiga cobertura. As antigas paredes de tijolo foram mantidas aparentes e são visíveis desde o interior.

© Michael Pfisterer
© Michael Pfisterer

O processo de projeto foi desenvolvido com uma relação muito próxima do cliente, o que deu espaço a muitos elementos altamente personalizados e criados individualmente. Não apenas os armários, mas quase tudo, desde as persianas até os lavabos, incluindo, até, a banheira, foram feitos sob medida para este projeto.

© Michael Pfisterer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "MMB – Umbau Müllerhaus Berlin / asdfg Architekten" [MMB – Umbau Müllerhaus Berlin / asdfg Architekten] 05 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806060/mmb-nil-umbau-mullerhaus-berlin-asdfg-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.