Vídeo mostra passo a passo a construção da Fortaleza de Alhambra na Espanha

Fruto da tese de doutorado da espanhola Adelaida Martín, mostramos acima um vídeo que reconstrói virtualmente a Fortaleza de Alhambra peça por peça, nível por nível.

Esta fortificação do século IX é a parte mais antiga de Alhambra e foi a residência real de Andaluzia, declarada Patrimônio da Humanidade em 1984 pela UNESCO.

"Sempre digo que é necessário estudar os detalhes da obra, e sempre me surpreendo com algo novo, algo que passou batido, algo oculto, mágico, que está nos esperando em cada canto", conta Carlos Álvarez, responsável pela reconstituição virtual da obra com ajuda dos softwares Autodesk Maya y Vray.

Carlos Álvarez nos conta como foi reconstruir digitalmente esta obra: Trata-se de um enorme esforço, buscando desde a história de cada elemento construtivo até plantas recentes e inéditas realizadas por Adelaida Martín. Ela me forneceu quase todos os dados necessários para a realização do modelo 3d da fortaleza e sem sua ideia nunca teria tido a oportunidade de recriar esta obra.

Ao começar a modelar cada elemento, descobrimos que algumas das plantas anteriores às suas não estavam totalmente corretas. Assim, solicitamos à prefeitura de Alhambra que nos deixassem fazer fotografias de cada elemento da fortaleza. Estas não foram úteis apenas para a modelagem, como também enriqueceram a tese de Adelaida.

A Fortaleza de Alhambra passou por muitos períodos, porém, concentramos nossos esforços em seu estado atual para realizar o modelo 3D.

O primeiro elemento que modelei foi a Torre de la Vela, símbolo emblemático da cidade. A partir daí, fui modelando o resto dos elementos independentemente. Uma vez concluídos, chegara a parte crítica: o momento de união dos elementos em suas posições finais. 

Uma vez terminada a fase de modelagem e comprovar que estava tudo certo, realizei uma animação com mais de 3 mil objetos e 12 mil fotogramas, que equivalem a cerca de 8 minutos de vídeo. Após isso veio a etapa de iluminação e renderização, que foi a mais bela, já que estávamos cansados de observar apenas a animação. Assim que essa etapa foi concluída, passei à pós-produção e edição com efeitos audiovisuais. 

Recomento a qualquer pessoa, seja arquiteto ou modelador 3D, passar por alguma experiência similar, pois isso exige a solução de problemas complexos: passar do ortogonal a formas intrincadas e belas, modelar e entender os elementos e espaços, e, claro, ao fim, a satisfação de ver o trabalho concluído.

.

Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Vídeo mostra passo a passo a construção da Fortaleza de Alhambra na Espanha" [Sorpréndete con la recreación pieza por pieza de la Alcazaba de la Alhambra en España] 28 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806026/video-mostra-passo-a-passo-a-construcao-da-fortaleza-de-alhambra-na-espanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.