Por dentro da Nuvem / TEAM_BLDG

Por dentro da Nuvem / TEAM_BLDG - Mais Imagens+ 20

Xangai, China
  • Arquitetos: Team BLDG; TEAM_BLDG
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  649
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Eiichi Kano
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Habitat, Magis, PAK Lighting Solutions
  • Colaboradores: Yang Yuqiong, Pedro Manzarno Ruiz, Giacomo Volpe, Bai Lu, Jin Xin, Zhang Tao (MOG Design), Jin Kuramoto & Ishibashi Tadahito (Balance Design)
  • Arquitetos Responsáveis: Xiao Lei, Wang Jin
  • Cidade: Xangai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© Eiichi Kano

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este centro comercial está localizado próximo à cidade de águas Zhujiajiao do Distrito de Qingpu em Xangai, cerca de 50 minutos de distância do centro da cidade de carro. Em tal ambiente tranquilo e natural, repleto de árvores, a equipe de arquitetos levou a conexão entre os espaços internos e externos como a intenção original do projeto.

© Eiichi Kano

Devido à algumas restrições do cronograma e orçamento, os arquitetos tentaram criar uma novo tipo de relacionamento entre os espaços internos e externos e a paisagem da maneira mais simples possível. 

© Eiichi Kano

Optaram por uma tipo especial de malha alumínio com altura diferente como a expressão arquitetônica de "nuvem", enquanto isso esta estrutura faz uma divisão não convencional sobre as várias camadas de espaço na fachada. Por exemplo, expandem o uso da malha não só na fachada, mas também a parte térrea: a parte do solo cercada por esta grade torna-se o pátio e por outro lado, a fachada vítrea do 1º pavimento torna-se completamente transparente, fazendo a divisão dos interiores e exteriores ainda mais ambígua.

© Eiichi Kano

TELA – fora da nuvem

Como a entrada principal da área residencial e do centro comercial é conectada por uma ponte em circuito, cada visitante tem que caminhar por cerca de 200 metros para alcançar o centro comercial. 

© Eiichi Kano

Para proporcionar uma experiência mais interessante visualmente, foi utilizado ferramentas de design paramétrico para a malha metálica. Cada faixa de alumínio foi rotacionada em diferentes ângulos para que se obtenha uma visão diferente em cada ponto de vista. No processo dos visitantes que se aproximam gradualmente do edifício, a superfície do edifício também possui uma mudança virtual sutil e interessante.

© Eiichi Kano

PÁTIO DE ÁGUAS – dentro da nuvem

Após entrar no pátio, existe um pequeno palco de 5 m² baseado no costume tradicional local de "ópera em um palco de água". Normalmente este palco tradicional é envolto pela água e a audiência está dentro de barcos de frente para o palco. Neste projeto, o palco é envolto por 2 patamares de águas e assentos entre eles, e tem como objetivo trazer os visitante para estar pessoalmente em cena e desfrutar da performance da água. 

© Eiichi Kano

INTERIORES

Como centro comercial, o cliente espera desfrutar de alguns espaços de estar além do espaço comercial tradicional. Para cumprir esta demanda, os arquitetos desenharam uma grande estante de livros como camada que conecta parcialmente os espaços entre o primeiro segundo pavimento. Esta elemento multifuncional separa a área de negócios e de lazer e abriga as escadarias que conectam os pavimentos com o bar com vários assentos para descanso.

© Eiichi Kano

No caminho entre o segundo e terceiro pavimento, visitantes passam por um espaço isolado e estreito para então entrar em uma grande galeria aberta. Além disto, o uso contínuo da madeira e cimento a partir do primeiro pavimento separa este espaço de galeria em duas partes, que além disto cria uma clara divisão para seu uso funcional. 

© Eiichi Kano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Xangai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Por dentro da Nuvem / TEAM_BLDG" [Inside the Cloud / TEAM_BLDG] 25 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805920/por-dentro-da-nuvem-team-bldg> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.