Eduardo Souto de Moura desenha moeda comemorativa de Álvaro Siza

O plano de Moedas Comemorativas 2017 de Portugal foi apresentado esta semana na área fabril da Casa da Moeda, onde foram mostradas as temáticas, os autores e o desenho das moedas comemorativas, correntes e de coleção, a serem emitidas ao longo do ano.

Entre as novidades, destaca-se uma nova série dedicada à Arquitetura Portuguesa, que começa com uma moeda dedicada a Álvaro Siza Vieira e desenhada por Eduardo Souto Moura, outro grande nome da arquitetura nacional.

Este ano, pela primeira vez, vai ser produzida em Portugal uma moeda corrente colorida, alusiva aos 150 Anos da Segurança Pública, bem como uma moeda de coleção, da autoria do designer Eduardo Aires, que combina o metal e o acrílico, uma novidade numismática que procura recriar a ampla utilização do ferro e do vidro na arquitetura do século XIX (moeda Idade do Ferro e do Vidro – Série Europa - Idades da Europa).

As dez moedas que compõem o plano para 2017 foram desenhadas por várias individualidades das artes visuais contemporâneas, entre as quais, José de Guimarães, Clara Menéres, André Carrilho, João Fazenda e Luís Filipe de Abreu, dando relevo à arquitetura, à etnografia e ao desporto nacional, entre outros valores e temáticas da cultura portuguesa e internacional.

Ao longo do ano serão emitidas moedas de coleção dedicadas a Álvaro Siza Vieira (série Arquitetura Portuguesa), ao campeão Olímpico Carlos Lopes (série Ídolos do Desporto), à rainha D. Maria Bárbara de Bragança (série Rainhas da Europa), ao Centenário das Aparições de Fátima, aos Caretos de Trás-os-Montes (série Etnografia Portuguesa), às maravilhas naturais da ilha da Madeira (série Ibero-Americana), à Idade do Ferro e do Vidro (série Europa – Idades da Europa) e ao tema O Futuro (série Desenhar a Moeda), enquanto as moedas correntes assinalam os 150 Anos da Segurança Pública e os 150 Anos do Nascimento de Raul Brandão.

Fonte: OASRS e INCM

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Eduardo Souto de Moura desenha moeda comemorativa de Álvaro Siza" 22 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805900/eduardo-souto-de-moura-desenha-moeda-comemorativa-de-alvaro-siza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.