LAB1 Bogotá: reativando a cidade através da criatividade e do trabalho colaborativo

Belinda Tato, cofundadora do Ecosistema Urbano, compartilhou no blog oficial do escritório espanhol o projeto LAB1. Localizado em Bogotá, Colômbia, o LAB1 é um coworking que, segundo seus fundadores, é "uma família de criativos reunidos em torno de um mesmo objetivo, [buscando] pessoas que possam contribuir para construir o país do futuro, regido pela criatividade e inovação.

Há algumas semanas, tive a oportunidade de conhecer Leonardo Valásquez, membro de uma das equipes participantes do concurso BID URBAN LAB que acabou como finalista da competição.

Leonardo, durante sua apresentação no concurso, mostrou o trabalho que desenvolve com outros estudantes e criadores na cidade de Bogotá. O projeto se chama MAB1 e hoje compartilhamos com vocês algumas imagens deste interessante trabalho colaborativo, assim como uma breve descrição de sua atividade, facilitada pelo próprio Leonardo.

Acesse sua página web e siga-os no Facebook e Instagram.

LAB1 Bogotá: reativando a cidade através da criatividade e do trabalho colaborativo - Mais Imagens+ 2

© LAB1

Leonardo Velásquez: O LAB1 nasceu da necessidade de encontrar cenários para o desenvolvimento da inovação, criatividade e cultura em um país como a Colômbia, a partir desta necessidade, um coletivo de estudantes de arquitetura da Universidade Javeriana de Bogotá toma como quartel de seus pensamentos e ideais uma casa abandonada localizada no Park Way de Bogotá, um dos distritos culturais da cidade, convocando criativos e inovadores de diversas áreas do conhecimento para participar da reativação deste espaço, utilizando-o como seu laboratório de co-criatividade, inovação e cultura. 

Ativamos espaços subutilizados da cidade para, então, criar neles um ambiente que fomente a criatividade, a inovação e a cultura. Recebemos projetos relacionados a estes princípios e construímos mutualmente um ecossistema de cocriação que tem como objetivo produzir um movimento em prol da mudança e a melhoria de nossa sociedade latino-americana. 

© LAB1

Hoje em dia, convivemos com mais de 32 coletivos dentro deste espaço de 480 m², trabalhando em conjunto para fortalecer este ecossistema criativo e expandi-lo para diferentes cenários do mundo onde se possa necessitar. Aqui, utilizamos tecnologias de impressão 3D para desenvolver próteses para crianças de baixa renda, temos um laboratório cidadão onde as pessoas podem vir e prototipar seus projetos, temos ateliês de arte e música liderados por grandes artistas colombianos, projetamos cenários urbanos para comunidades vulneráveis, trabalhamos com comunidades de baixa renda para desenvolver suas capacidades criativas e empoderá-las e suas possibilidades de mudar a realidade, temos espaços de coworking, teatro e até uma cervejaria. 

Agora, estamos buscando a oportunidade de nos expandir para acolher mais projetos e fortalecer o ecossistema criativo, relacionando-nos com outros laboratórios de todo o mundo, estamos certos de que a coletividade nos permitirá chegar longe na construção de um novo renascimento para nosso mundo. 

© LAB1
© LAB1
© LAB1

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Tato, Belinda. "LAB1 Bogotá: reativando a cidade através da criatividade e do trabalho colaborativo" [LAB1 Bogotá: reactivando la ciudad desde el trabajo colaborativo y la creatividad] 24 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805898/lab1-bogota-reativando-a-cidade-atraves-da-criatividade-e-do-trabalho-colaborativo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.