Residência em Cañitas / Estudio DAYAN

Residência em Cañitas / Estudio DAYAN - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Estudio DAYAN ; Estudio DAYAN
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  133
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nocito
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluminios Caseros, FV, Hierros Parrotta
  • Colaboradores: Francisco Sherriff, Agustina Marinaro, Juan Benitez, Jennifer Dayan, Manuel Magnasco.
  • Engenheiro: Gustavo Carreira
  • Notário: Jose Luis Álvarez
  • Contador : Hernán Bono
  • Obra E Projeto: Estudio DAYAN
  • Cidade: Cañitas
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Francisco Nocito

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto refere-se à recuperação de um antigo conjunto do bairro de Las Cañitas, na cidade de Buenos Aires, cuja principal característica é a proximidade em relação ao campo de pólo e ao centro gastronômico, além de sua posição estratégica no centro da quadra.

© Francisco Nocito

O conjunto é acessado por um extenso corredor que termina no pátio da propriedade, que, sendo a última do conjunto, toma toda a largura do lote. Naturalmente, possui uma disposição em L, com o pátio aberto na orientação leste, recebendo todo o sol da manhã. Estranhamente, a propriedade possui outro pátio apendicular ao principal, o que era uma ampliação nas vistas e uma articulação entre os espaços que pareceu muito interessante.

© Francisco Nocito

Primeiramente, era necessário multiplicar a superfície coberta, já que o programa exigia uma ampla sala de jantar, cozinha, sala de estar, sala de jogos (ou estar privado) e dois dormitórios. Manteve-se a estrutura de paredes, conservando a forma e a definição espacial dos pátios, mas crescendo em altura, agregando um novo pavimento completo sobre o existente. Recuperou-se os pátios transformando-os em verdadeiros espaços de expansão e respiro, aproveitando a cobertura como local de observação (mirante) e solário. Além disso, o programa conta com os serviços de: banheiros, churrasqueira, lavanderia, etc.

© Francisco Nocito
Planta - Térreo
© Francisco Nocito

No térreo consolidou-se os programas de caráter público, e nos pavimentos acima os programas de caráter privado. O pátio e seu anexo no térreo estão conectados conformando um único espaço de expansão, enquanto que no outro pavimento dividiu-se a planta, gerando dois espaços mais bem definidos. Um pátio de caráter mais público e outro, o apendicular, mais privado. Este anexo foi pensado como um espaço vertical aberto ao céu, onde plantou-se um álamo que percorre os diversos pavimentos da propriedade, conformando o que chamou-se de "pátio da árvore". Cozinha, salas de jantar e estar foram articuladas, mas conformam dois espaços distintos, ambos com saídas ao pátio. A escada foi colocada na esquina do L, conformando um eixo de distribuição vertical. Os serviços, tanto a cozinha, quanto os banheiros, foram reclinados sobre as empenas, liberando as paredes que tem frente ao pátio, possibilitando operações de iluminação e ventilação.

© Francisco Nocito

No primeiro pavimento há dois cômodos bem definidos e um estar privado que articula a chegada como um hall de acesso ao andar. Ambos dormitórios ventilam e iluminam o pátio e seu anexo, sendo esse último exclusivo da suíte do casal. As visuais de ambos os pátios são interrompidas por uma tela de chapa ondulada translúcida. A suíte principal tem saída a uma varanda privada que encontra-se sobre o pátio principal.

© Francisco Nocito

No último pavimento, a escada termina em uma galeria que oferece sombra e que, no fundo, se transforma em um espaço para pendurar roupas da lavanderia. O restante da cobertura funciona como um grande mirante/solário a partir do qual é possível ver as árvores dos arredores do campo de pólo.

© Francisco Nocito

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Cañitas / Estudio DAYAN" [ Casa en Cañitas / Estudio DAYAN] 21 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805699/residencia-em-canitas-estudio-dayan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.