Parada de ônibus e salão comunitário Valpoi / Rahul Deshpande and Associates

Parada de ônibus e salão comunitário Valpoi / Rahul Deshpande and Associates - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Rahul Deshpande and Associates; Rahul Deshpande and Associates
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2862
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Anutone Acoustics Limited, Jaquar, TATA
  • Cliente: Goa State Infrastructure Development Corporation (GSIDC)
  • Consultor Hvac: M/s R.S kulkarni
  • Consultor Elétrica: Castellino Engg Consultants
  • Consultor Acústica: V.N Purandare
  • Arquiteto Encarregado: Rahul Deshpande
  • Cidade: Valpoi
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Rahul Deshpande
Cortesia de Rahul Deshpande
Planta 1

Descrição enviada pela equipe de projeto. O governo de Goa propõe a construção de um edifício público multiuso em Valpoi, uma pequena cidade no Ghats Ocidental. Deveria incluir-se uma estação de ônibus, um salão da comunidade e um parque infantil com uma pista de corrida. O edifício deve, ainda, ser livre de manutenção e ter um baixo orçamento, com todas as unidades independentes em suas operações, funções e administração. Valpoi, que encontra-se nos magníficos Ghats Ocidentais, é, em geral, frequentada por um exército de nuvens flutuantes que levam consigo uma armadura de relâmpagos e trovões. O projeto busca capturar esta maravilha da natureza.

Cortesia de Rahul Deshpande
Planta 2
Cortesia de Rahul Deshpande

A cidade lida com uma precipitação de 500 cm de Junho a Outubro. O projeto se desenvolveu como resposta à demanda e ao clima. A planta, portanto, é compactada e menos porosa, mas aberta em sua atitude, bem ventilada e adequadamente iluminada.

Cortesia de Rahul Deshpande
Cortesia de Rahul Deshpande

As paredes triangulares de laterita aparente se disfarçam como montanhas na paisagem, criando uma sensação de direção no visitante e em seus olhos, sendo protegido por uma cobertura de metal potente, mas graciosa, que flutua como uma nuvem, e as vezes brinca para se expressar como um golpe de luz. Uma tentativa deliberada de criar uma ilusão de suspensão e leveza é dada através de uma série de expressivas coberturas em balanço e paredes que não se unem.

Cortesia de Rahul Deshpande
Fachada

A parada de ônibus é uma entidade independente que conta com uma ampla entrada e saída, 10 vagas de estacionamento e 9 vagas ociosas. Sua planta é amigável, ampla e aberta, e fornece lojas, áreas de espera, banheiros e áreas de descanso dos condutores. A potente cobertura abarca os ônibus e os passageiros para protege-los do calor ardente e da fúria das chuvas. A casa de segurança e o bloco de banheiros, ainda que separados, misturam-se no tecido do projeto.

Cortesia de Rahul Deshpande
Corte

salão comunitário

"A viagem é mais importante que o destino" é precisamente a noção do projeto. Através de um labirinto de passagens de paredes de laterita chega-se ao salão comunitário, que da boas-vindas com sua imensidão e silêncio. A decoração é mínima, a iluminação é contida de forma inteligente, e o espaço é maravilhosamente sublime.

Cortesia de Rahul Deshpande

O parque das crianças

Escondido no extremo oeste do lote, o parque infantil é um contraste em sua atitude. As cores chocam contra si mesmas, gerando um caos intencional. A equipe de jogos complementa o caos com um "Jogo das crianças". Uma calçada bem nivelada e pavimentada serpenteia ao redor da área de jogos e o pomar, que surpreendentemente cobre meio quilômetro, qualificando-se, também, como um parque de corrida.

Descrição do produto: Folha de cobertura TATA, Bluescope é o principal material utilizado no projeto. A flexibilidade no uso do material e a bela cor prateada que se assemelha a uma nuvem flutuante e, as vezes brinca para expressar-se como um golpe de luz, sobre as paredes de laterita triangular aparente que se disfarçam de montanhas na paisagem.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Valpoi, Goa 403506, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parada de ônibus e salão comunitário Valpoi / Rahul Deshpande and Associates" [Valpoi Busstand and Community Hall / Rahul Deshpande and Associates] 19 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805489/parada-de-onibus-e-salao-comunitario-valpoi-rahul-deshpande-and-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.