Casa Acreditar Porto / Atelier do cardoso arquitectos

Casa Acreditar Porto / Atelier do cardoso arquitectos - Imagem 2 de 48Casa Acreditar Porto / Atelier do cardoso arquitectos - Imagem 3 de 48Casa Acreditar Porto / Atelier do cardoso arquitectos - Imagem 4 de 48Casa Acreditar Porto / Atelier do cardoso arquitectos - Imagem 5 de 48Casa Acreditar Porto / Atelier do cardoso arquitectos - Mais Imagens+ 43

Porto, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alpalhão, Navarra, New Terracotta
  • Architects In Charge: Mafalda Ribeiro Ambrósio, João Gomes Leitão
  • Paisagismo: Filipa Pedro Branco
  • Estruturas: TRUST – Sílvia Castilho Martins
  • Especialidades: Fraústo & Cª
  • Orçamento: DIMSCALE
  • Segurança: EXACTUSENSU
  • Fiscalização: ENES.COORD
  • Construtora: CASAIS
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Acreditar Porto / Atelier do cardoso arquitectos - Imagem 20 de 48
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Acreditar do Porto consiste num projeto bastante peculiar, com um programa muito específico, para um universo de utilizadores muito especiais. A Casa está pensada para 16 crianças e adolescentes que, durante o período de tratamentos a fazer no IPO do Porto, necessitam de uma Casa para ficarem com os seus familiares. Como tal, o objetivo principal deste projeto foi criar um edifício, um espaço de vivência com o máximo de comodidade, que pudesse ajudar a ultrapassar a saudade, criando um ambiente familiar numa convivência de amizade e solidariedade.

Casa Acreditar Porto / Atelier do cardoso arquitectos - Imagem 6 de 48
© João Morgado

Outra preocupação que prevaleceu nos requisitos do projeto foi a temática da contenção de custos, estamos perante um projeto cujo financiamento total resulta de donativos e de mecenato. Por essa razão delineamos desde uma fase muito inicial uma estratégia que passou pela escolha de materiais e marcas portuguesas que nos permitiram desde muito cedo estabelecer uma relação de envolvimento com projeto por parte de todos os seus intervenientes e que posteriormente veio a resultar numa importante parcela de donativos para a obra. Para além destas questões foi-nos também pedido que tivéssemos em atenção a questão da resistência e da durabilidade dos materiais escolhidos pois os utilizadores deste edifício tem uma grande rotatividade.

Casa Acreditar Porto / Atelier do cardoso arquitectos - Imagem 5 de 48
© João Morgado

Em termos formais a ideia, corresponde a um paralelepípedo, ao qual subtraímos secções, criando vazios que se refletem no terreno como pátios. Pátios que permitem estabelecer uma importante relação interior/ exterior. Estes vazios marcam vários momentos importantes, como é o caso do acesso principal, do pátio das crianças, ou do pátio da entrada.

Casa Acreditar Porto / Atelier do cardoso arquitectos - Imagem 36 de 48
© João Morgado

A organização do programa teve como principal premissa a tipologia dos utilizadores do edifício, ou seja, a definição de áreas específicas para uso exclusivo das famílias e áreas que se destinam aos voluntários.

Casa Acreditar Porto / Atelier do cardoso arquitectos - Imagem 19 de 48
© João Morgado

O programa organiza-se em quatro pavimentos, sendo o acesso principal feito pelo piso térreo.

No piso térreo desenvolve-se o programa destinado aos voluntário e aos visitantes que pontualmente podem aceder a determinados espaços. Este piso acolhe também uma sala de reuniões e formação, que pode funcionar de forma independente em relação ao edifício.

Casa Acreditar Porto / Atelier do cardoso arquitectos - Imagem 43 de 48
Planta 00 / Corte

A Casa propriamente dita ocupa os pisos superiores. No primeiro piso implantamos o programa de uso comum, as salas de convívio, cozinha, lavandaria, com os respetivos pátios e áreas de arrumos.

Casa Acreditar Porto / Atelier do cardoso arquitectos - Imagem 29 de 48
© João Morgado

Nos dois pisos superiores encontram-se os quartos, oito por piso. Sendo o segundo piso destinado às crianças mais pequenas, com uma sala de atividades polivalente e o terceiro e último piso reservado para os jovens, permitindo-lhes assim uma maior autonomia e privacidade, ao estarem mais afastados das zonas de uso comum.

Casa Acreditar Porto / Atelier do cardoso arquitectos - Imagem 40 de 48
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Acreditar Porto / Atelier do cardoso arquitectos" [Casa Acreditar Porto / Atelier do cardoso arquitectos] 28 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805389/casa-acreditar-porto-atelier-do-cardoso-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.