Oop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia

Oop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia - Mesa, CadeiraOop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia - MesaOop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia - Janela, Cadeira, FachadaOop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia - PrateleiraOop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia - Mais Imagens+ 35

Funcionários, Brasil
  • Arquitetos: PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia; PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  53
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Banco externo, Banquetas, Cadeiras, Cerâmicas serviço, Iluminação, Mesinhas, Poltronas
  • Arquitetos Responsáveis: Paulo Augusto Campos e Marina Garcia
  • Equipe: Gabriel Passos
  • Cidade: Funcionários
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Oop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia - Cadeira
© Gabriel Castro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Café Oop fica na Savassi, região central de Belo Horizonte, junto a muitos outros pontos comerciais: lojas, restaurantes, bares e edifícios que abrigam escritórios de arquitetura, de comunicação, de design e startups. Essa diversidade determinou a escolha do ponto: próximo do público alvo, profissionais criativos que adoram café e que encontram, no espaço da cafeteria, um local de encontros profissionais e casuais.

Oop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia - Mesa
© Luíza Ananias

O personagem principal do projeto é o café especial, que, além de ter qualidade superior à do café comercial ordinariamente encontrado, vem acompanhado de um cuidado especial com o grão, desde o tratamento do terroir até a xícara do consumidor. Essa é a principal experiência que a cafeteria proporciona e que foi a diretriz norteadora do projeto. 

Oop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia - Prateleira
© Luíza Ananias
Oop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia - Imagem 37 de 40
Planta
Oop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia - Imagem 7 de 40
© Gabriel Castro

A operação do Oop não inclui uma cozinha. Todos os alimentos são entregues frescos diariamente, fazendo necessário apenas o aquecimento em um forno. Toda a área funcional da cafeteria está dentro do balcão, e por isso ele tem tanto destaque na concepção do espaço.

Oop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia - Viga, Aço
© Luíza Ananias

De medidas generosas, o balcão está localizado no centro do ambiente, permitindo maior integração entre baristas e público. A intenção é permitir que os clientes sintam-se próximos do processo, podendo buscar entendimento do universo do café com os qualificados profissionais.

Oop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia - Mesa, Cadeira, Iluminação
© Gabriel Castro

O restante do salão foi ocupado com mesinhas altas, uma mesa comunitária e, ao fundo, um lounge, com ambiência mais intimista e confortável, ideal para grupos de amigos.

Oop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia - Mesa, Cadeira
© Luíza Ananias

Os arquitetos identificam o conceito do projeto com uma arquitetura essencial: somente o necessário, onde nada sobra e todos os elementos têm função específica. Valendo-se das paredes brancas como base e buscando utilizar materiais locais e acessíveis, desenvolveram o mobiliário utilizando madeira, aço e vidro. Um design industrial e contemporâneo dá o tom ao salão principal. A fim de criar um contraste, utilizaram o preto e um mobiliário clássico para o lounge, e o banheiro recebeu revestimento em compensado OSB, que dá um tom dourado ao ambiente, diferente de todo o restante.

Oop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia - Pia
© Luíza Ananias

O ambiente amplo permite que todo o espaço seja visto, gerando maior segurança e conexão. O pé direito duplo foi ponto chave na concepção do projeto. A intenção foi valorizar a amplitude vertical, utilizando elementos alongados, como as banquetas e as lâmpadas pendentes, para levar o olhar do visitante a percorrer todo o espaço. 

Oop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia - Mesa, Bancada
© Luíza Ananias

O design minimalista sugere uma ruptura com a imagem tradicional do café mineiro. Materiais locais são utilizados de forma inovadora, de forma inspirada nas principais cafeterias nórdicas e novaiorquinas.

Oop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia - Mesa
© Luíza Ananias

A iluminação também segue conceito enxuto. Feita a partir de peças elétricas e luminárias básicas do mercado, cria uma ambiência clara e acolhedora. As mesas e estantes foram desenhadas pelos arquitetos, que também acompanharam a produção das banquetas, desenvolvidas pelo designer Leonardo Bueno. O mobiliário do lounge foi garimpado em antiquários. As madeiras do projeto e os cactos, que dão um tom natural ao espaço, vieram da fazenda de um dos proprietários, no Sul de Minas, região reconhecida pela produção de café. 

Oop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia - Imagem 13 de 40
© Luíza Ananias

O resultado é um café contemporâneo, enraizado na cultura local, que gera afetividade e que vem conquistando a fidelidade de seus clientes.

Oop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia - Cadeira
© Luíza Ananias

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Fernandes Tourinho, 143 - Funcionários, Belo Horizonte - MG, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Oop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia" 16 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805202/oop-coffee-paa-arquitetura-comercial-plus-marina-garcia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.