"Casa Cabo de Vila" vs "O Iluminado"

“Esta é a história de uma menina… …e do seu triciclo vermelho. E de uma casa bonita”, inspirada no filme “The Shining” ["O Iluminado"], de Stanley Kubrick.

Neste filme da Casa Cabo de Vila, dos arquitetos Spaceworkers e produzido por Building Pictures, em vez de serem usados o triciclo e o espaço para criar a noção de loucura, a ideia é mostrar que a casa não tem barreiras entre os vários espaços; apenas uma geometria orgânica que estabelece hierarquias entre eles e que permite o contacto visual mútuo. E que melhor forma de fazer isto do que seguir uma menina no seu percurso pela casa?

Veja o vídeo completo e saiba mais, a seguir.

Neste filme da Building Pictures, a viagem começa na garagem e ela segue até à área comum, incluindo a sala com televisão onde está pendente do tecto uma lareira. Aqui a menina para e entra na sala de estar para observar as vistas de Paredes. A menina volta ao triciclo e pedala até à cozinha e à sala de jantar, acompanhando a parede de cortina que faz a separação para a área mais íntima da casa.

Ela sai e continua a pedalar ao longo da fachada de vidro. Os reflexos criam uma ligação entre a casa e o ambiente rural que a rodeia. Seguimos a menina pelo pátio de uma casa que começa onde termina, e que se mistura com a paisagem em mutação. O vídeo continua com uma série de imagens da casa que transmitem a harmonia com a envolvente.

© Building Pictures

O filme termina de forma surpreendente com um toque de brincadeira.

A Casa Cabo de Vila tenta acabar com as barreiras e paredes entre os espaços, da mesma forma que este filme tenta quebrar com a forma convencional de representar a Arquitetura.

© Building Pictures

CRÉDITOS

Direção e Produção: Building Pictures
Direção de Fotografia: Building Pictures
Pós-produção: Building Pictures
Música: Zumbido Studio e Echoo Productions
2016 | 3' 21'' | 16:9
Projeto: Casa Cabo de Vila
Arquitetos: Spaceworkers
Localização: Portugal

Casa Cabo de Vila / spaceworkers

Este projeto venceu a categoria "Casas" no prêmio ArchDaily Building of the Year 2017.

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. ""Casa Cabo de Vila" vs "O Iluminado"" 13 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805181/casa-cabo-de-vila-vs-o-iluminado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.